Se gosta do seu automóvel e é seu desejo vê-lo sempre com uma bom funcionamento e com um ótimo desempenho, saiba que existem formas de o ajudar a conservá-lo, sobretudo o motor.

Um dos grandes problemas para o desgaste prematuro das peças do motor de um automóvel é sem dúvida a má utilização. Pensando nisso, vamos mostrar algumas regras básicas imperdíveis para que você não detone o motor do seu carro, aumentando consideravelmente a sua vida útil.

1 – De maneira nenhuma permita que o motor trabalhe em rotações muito baixas. Um exemplo, andar a 40 Km/h em quarta marcha, esse tipo de ação representa uma carga muito forte para o motor.

2 – Jamais ultrapasse o limite exibido no conta-giros. Se você ir além da faixa vermelha comprometerá a vida útil do motor, podendo ocorrer em situações extremas de empenar válvulas, quebrar as bielas ou ainda danificar o bloco do motor.

3 – Não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer, mesmo no inverno. A temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento, basta você dirigir com suavidade.

4 – Nunca, de maneira nenhuma abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acarreta a despressurização do sistema, essa ação faz gerar bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, podendo levar ao superaquecimento do motor.

5 – Os carros com injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Nesse caso evite limpar o motor com muita frequência nos postos de abastecimento. A água em excesso pode infiltrar nos sensores do sistema de injeção, ignição e demais terminais, fazendo com isso o bloqueio do contato elétrico, impedindo o funcionamento.

Caso necessite, e a lavagem do motor for indispensável, evita pane no veículo. Em modelos com centrais eletrônicas instaladas dentro do cofre do motor, envolva-a com um plástico e não esguiche água sob pressão diretamente nestes componentes.

Fonte: Motor Clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Quer ficar por dentro de tudo sobre + transportes?