Para garantir o perfeito funcionamento de seu veículo, é preciso ficar atento ao pneu, que é certamente uma das partes mais importantes do carro, pois ele é o responsável pela eficiência na frenagem e estabilidade nas curvas. Para prevenir o desgaste pela distribuição de carga ou mesmo em razão da irregularidade e abaulamento das pistas, é aconselhável fazer o rodízio, que consiste na inversão dos pneus numa lógica própria para cada modelo.

Esse procedimento consiste na troca de posição entre os pneus, assegurando que cada um passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes. Mas fique atento, quando houver muita diferença de desgaste entre os pneus, é mais aconselhável fazer a troca do que apenas a inversão.

O desgaste dos pneus não está ligado somente à quilometragem rodada. Fatores como: características do terreno, tipo de piso, estilo de condução, temperatura ambiente, entre outros são determinantes para a vida útil do pneu. Não fazer o rodízio pode significar prejuízo no bolso, já que transitar com desgaste, quando o pneu já pode ser considerado careca, é ilegal e passível de multa, podendo ocorrer até a apreensão do veículo.

Fazer o rodízio com frequência permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem, além de prolongar a vida útil dos pneus, reduzir o consumo de combustível e garantir uma viagem segura a você e todos os motoristas. Fique sempre atento ao funcionamento de seu veículo e manutenção dos pneus, e conte sempre com o Controle de Transportadoras para lhe auxiliar no controle de rodízio e movimentação de pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Quer ficar por dentro de tudo sobre + transportes?