As lojas virtuais, empresas de vendas na web, também chamadas de e-commerce não são apenas lojas, hoje elas são com toda a certeza uma empresa de logística, afinal, a distribuição de seus produtos é uma das principais se não a principal atividade do negócio, tanto que atrasos nas entregas são a causa número 1 de insatisfação entre os clientes de e-commerce e o motivo pelo qual muita gente ainda prefere ir até a loja e sair com a sacola na mão.

As reclamações relativas a entregas cresceram 7% no primeiro semestre segundo Procon (SP), chegando a 15.501. Já no site Reclame Aqui, a alta foi de mais de 75% no mesmo período, ultrapassando 254 mil registros.

Se você não quer fazer parte destas estatísticas, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a fugir dessa. Anota aí!

Controle rígido de estoque

A logística eficiente começa antes da entrega. O processo se inicia na venda, momento em que você precisa estar certo do que tem ou não em estoque. Portanto, manter um controle rígido e um sistema que permita acesso às informações é essencial.

Lojas que não trabalham com estoque físico e funcionam mais como intermediadoras de vendas devem tomar cuidado redobrado nesse quesito, afinal, é o seu nome que está em jogo, e não o do fornecedor do produto, que, muitas vezes, o cliente nem sabe quem é.

Parceiros confiáveis

Escolha cautelosamente os fornecedores com quem vai trabalhar. A menos que você vá fazer as entregas uma a uma pessoalmente, o bom funcionamento da logística não depende só de você.

Tenha um Plano B

E se os Correios entram em greve bem na semana em que sua loja está bombando de vendas? Vai esperar eles voltarem? Não dá para ficar refém de um só serviço. Por essas e outras, pondere outras opções de transportadoras. Mas não deixe para a hora do aperto. Esses fornecedores substitutos devem ter sido escolhidos previamente.

Não dê o passo maior que a perna

O cliente que você cumpra o que prometeu, sim, os clientes adoram frete grátis, entrega no mesmo dia e outros mimos, mas pense primeiro em cumprir o prometido, afinal, o combinado não sai caro. Seja sempre transparente, Se o produto comprado na quarta não vai chegar até o domingo, que é o dia importante para o cliente, deixe isso claro para ele.

Mostre preocupação com o cliente

Um exercício que todo dono de loja virtual deve fazer diariamente é se colocar no lugar do cliente e imaginar como ele gostaria de ser tratado.

Algumas práticas podem deixá-lo mais tranquilo durante o processo de compra, como oferecer o rastreamento do produto.

Outra preocupação que deve ser levada em conta é a embalagem. Você gostaria de receber um produto que foi danificado durante o transporte? Obviamente que não. Então, pense em tudo isso antes de despachar a mercadoria para a entrega.

Pronto para deixar sua logística impecável? Coloque as dicas em prática e bons negócios!

Fonte: Uol Host

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.