(Last Updated On: 27 de abril de 2018)

Os gastos com diesel, gasolina ou álcool representam uma boa parcela do orçamento de uma transportadora e, por isso, economizar diesel é um dos maiores objetivos dos empreendedores do setor. Mas você sabe o que fazer para alcançar esse resultado?

Se você está entre os gestores que não sabem como economizar combustível com a sua frota, não pode deixar de conferir este post até o fim. Preparamos 7 dicas infalíveis que reduzirão seus gastos de maneira eficiente e sem afetar a produtividade de suas viagens.

Quer aprender? Basta continuar com a leitura!

1. Invista em treinamento de pessoal

Não basta querer economizar diesel, é preciso ter o apoio de seus colaboradores, em especial dos motoristas. Afinal, eles são os grandes responsáveis por conduzir os caminhões e aplicar as técnicas que favorecem a economia de combustível.

Por esse motivo, é importante programar capacitações relacionadas ao tema. Conscientize-os sobre a importância de adotar boas práticas ao volante, enfatizando que isso contribui para a redução de gastos da empresa:

  • evitar freadas e arrancadas bruscas;
  • evitar desligar o veículo em congestionamentos;
  • otimizar o uso do ar-condicionado;
  • utilizar rotas mais interessantes em caso de engarrafamento.

2. Não extrapole no peso das cargas

O excesso de carga está intimamente ligado ao aumento do consumo de combustível — além de acarretar multas e riscos à segurança dos condutores. Apesar disso, esse é um problema muito comum nas estradas e rodovias brasileiras.

É preciso deixar claro que não há economia em ocupar todo o espaço do caminhão sem respeitar sua capacidade de peso. Muitos gestores, de maneira equivocada, acreditam que estão otimizando a cubagem, mas o excesso de peso representa o aumento do consumo do diesel.

Desse modo, não cometa esse mesmo erro. Lembre-se de que atuar dentro das regras é sempre a melhor opção e traz benefícios que vão muito além da não incidência de multas.

3. Pesquise antes de escolher os postos de abastecimento

Como você escolhe os postos de combustível em que abastece sua frota? Essa decisão é baseada em pesquisas de mercado? Caso ainda não tenha esse hábito, é hora de repensar suas estratégias.

Como todos sabem, o preço dos combustíveis no Brasil sofre constantes aumentos e isso acaba desencadeando grande diferença de valores entre as diversas redes do mercado. Para economizar recursos, o ideal é pesquisar e buscar parcerias.

Há redes que oferecem descontos especiais para clientes fiéis e essa pode ser uma excelente maneira de reduzir seus gastos. No entanto, é preciso enfatizar que o preço não pode ser seu único critério de escolha; é importante avaliar a qualidade e procedência do combustível adquirido.

4. Calibre os pneus

Calibrar os pneus com frequência é uma atividade simples, mas que traz grandes benefícios ao negócio. Além de aumentar a durabilidade desse item, isso contribui para uma viagem mais segura e também reduz os gastos com combustível.

Portanto, a nossa quarta dica é que você introduza uma estratégia para assegurar que os pneus dos caminhões sejam calibrados ao menos uma vez por semana, sendo que o ideal é que esse procedimento seja executado antes de cada viagem.

Para que essa boa prática seja seguida em sua empresa, é importante contar com o apoio dos motoristas. Lembre-se de que com esse simples cuidado você poderá economizar até 20% com combustível.

5. Planeje suas rotas

O planejamento de rotas é uma atividade bastante utilizada nas empresas de transporte. Com o auxílio de um bom software, é possível estudar e determinar as melhores rotas para seus caminhões, de acordo com os pontos de entrega e tipos de mercadorias que estão sendo transportadas.

É imprescindível destacar que o planejamento inadequado das rotas de viagem pode aumentar consideravelmente seus gastos. Em muitos casos, o motorista utiliza um percurso bem maior do que o necessário, causando atrasos na entrega e aumento no consumo de diesel.

Por isso, tenha o hábito de planejar o trajeto antes mesmo de o caminhão deixar as dependências da empresa. Escolha as rotas mais seguras, com menor índice de acidentes e com boas condições de asfalto. Lembre-se de que isso contribui para uma gestão de frotas mais eficiente.

6. Tenha atenção ao recrutar e selecionar motoristas

O capital humano é o bem mais precioso que uma empresa pode ter e isso independe do seu ramo de atuação. No caso das transportadoras, é interessante destacar o papel desempenhado pelos motoristas.

Esses profissionais são o coração do negócio, atores essenciais para o seu crescimento e solidificação no mercado. Dada a importância estratégica desses colaboradores, é muito importante que o recrutamento seja conduzido com seriedade e critério.

Observe a experiência e a qualificação de seus candidatos e busque contratar aqueles que com perfil adequado ao seu negócio. Em geral, quanto mais experiente e qualificado é um motorista, melhor é sua forma de dirigir e, portanto, suas habilidades para manter o consumo de diesel equilibrado.

7. Controle a velocidade dos veículos

Além de fazer parte das técnicas de direção defensiva, dirigir dentro dos limites de velocidade assegura que o caminhão utilize combustível de maneira otimizada.

De modo geral, os veículos apresentam taxa de consumo ideal entre 40 e 70 km/h. Após ultrapassar essa velocidade, o motor exige mais combustível e, consequentemente, o consumo se eleva. Aliás, após os 88 km/h, esse consumo aumenta 1% a cada 1 km/h.

Para solucionar esse problema, uma boa alternativa é controlar a velocidade dos veículos. Seja por meio do rastreamento dos caminhões, seja por campanhas educativas, é fundamental verificar se os motoristas estão dirigindo dentro dos limites.

Conforme você viu, a maioria das práticas apresentadas é simples de ser incorporada ao dia a dia da transportadora e realmente eficientes no processo de economia de combustível.

Apesar disso, é preciso deixar claro que o gestor deve ter um controle rígido desses dados. Manter as informações sobre o consumo de combustível sempre atualizadas é essencial para conquistar bons resultados. Para isso, não deixe de contar com o auxílio de um bom software de gestão de transportadoras.

Gostou das dicas para economizar diesel? Então, compartilhe o post em suas redes sociais. Seus colegas e funcionários também gostarão de saber!

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.