Garantir um bom seguro para as suas cargas transportadas, é uma das primeiras preocupações de uma transportadora, pois essa é uma das formas de proteger a carga contra os mais diversos tipos de contratempos e emergências. É comum que nada saia da transportadora, sem que tenha sido feita a averbação de transporte, e hoje vamos mostrar como é fácil fazê-lo, através do sistema Controle de Transportadoras, da Bsoft.

O sistema Controle de Transportadoras disponibiliza integração com inúmeras seguradoras, e diferentes formas de averbação, sendo elas através de geração de arquivo de averbação, envio de XML, ou envio de requisição via web service. Saiba como funciona cada uma delas:

 

Geração de arquivo de averbação de transporte:

O arquivo de averbação é gerado após a emissão do CT-e (conhecimento de transporte eletrônico) ou CTRC (conhecimento de transporte rodoviário de carga). Semelhante aos arquivos EDIs, o arquivo de averbação é um documento estruturado que obedece o layout estipulado pela própria seguradora, e nele contém todas as informações necessárias para que haja o registro da averbação, como CNPJ do responsável pelo seguro, carga transportada, valor das mercadorias, veículo, motorista, e demais dados exigidos em layout. O envio deste arquivo é estabelecido pela própria seguradora, podendo ser enviado para o endereço FPT (File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos), por e-mail, ou diretamente no site da seguradora.

 

Envio de XML:

Algumas seguradoras necessitam do arquivo XML para realizar a averbação de transporte da carga. Para isso, o Controle de Transportadoras possibilita duas alternativas: a primeira é configurar o sistema para fazer o envio automático do XML por e-mail, a cada CTe emitido. E a segunda é fazer a exportação em lote de todos os CT-es emitidos no dia, ou no período escolhido, gerando um arquivo para cada CT-e, ou apenas um arquivo compactado (zipado) para ser enviado por e-mail normalmente para a seguradora.

 

Envio automático via WebService:

O Controle de Transportadoras possui integração com a AT&M, que é uma empresa responsável por fazer toda a transação entre a transportadora e a seguradora. A lista com as seguradoras integradas com a AT&M pode ser obtida através do seguinte link: http://atmtec.com.br/content/seguradoras.html. A principal vantagem deste modo de averbação, é a rapidez e facilidade para fazer o seguro da carga. Neste método, basta ter acesso a internet e configurar o sistema informando usuário, senha e código ATM, informações que podem ser conseguidas com a própria seguradora integrada. Após ajustadas as informações, basta selecionar os conhecimentos que deseja averbar, e com apenas um clique, as informações serão enviadas para a seguradora, e a averbação será feita automaticamente, sem necessidade de geração de arquivo ou envio de e-mail.

 

Com todas estas opções, e ainda uma equipe de suporte altamente capacitada para lhe ajudar a configurar o sistema e averbar sua carga transportada, não há mais motivos para não fazer o seguro do transporte. Entre em contato conosco para começar! Ainda tem dúvidas? Deixe sua pergunta abaixo.

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.