O objetivo principal do MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal eletrônico), é a implantação de um novo modelo nacional de documento fiscal eletrônico, substituindo  o modelo de emissão do documento em papel. O documento terá validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco. Além da organização, o manifesto também gera outros benefícios para o setor. Por isso, separamos abaixo quatro benefícios do MDF-e na distribuição.

Redução do tempo de fiscalização: Como o processo é eletrônico e todos os documentos são integrados, o acesso às informações foram reduzidos. Com isso, o procedimento de checagem nos postos de fiscalização de mercadorias se tornam muito mais rápida, reduzindo o tempo que os veículos transportadores precisam permanecer parados. Essa agilidade gerada pelo MDF-e na distribuição é fundamental para que não ocorram atrasos ou desvios nas entregas;

Facilidade no relacionamento com clientes: Com o uso do MDF-e na distribuição, a comunicação entre empresas de transportes e seus clientes tem mais facilidade, devido à padronização na troca de documentos. Antes, era necessário manter padrões específicos para cada cliente. Com o MDF-e as coisas mudaram e hoje é possível ser feito de forma eletrônica, e enviá-lo automaticamente pela própria plataforma ou por outras ferramentas online (webservices, FTP). Lembrando que: o MDF-e tem validade jurídica, inclusive com certificação digital;

Redução de custos e proteção ao meio-ambiente: Essas vantagens não são geradas somente com o uso do MDF-e na distribuição, mas também em outros setores que utilizam documentos eletrônicos. Como os dados estão integrados, é preciso imprimir apenas o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de  Documentos Fiscais (DAMDFE), que deve acompanhar o transporte com informações sobre a carga.  Assim, automaticamente haverá redução de custos com a compra de papeis, isso gera um grande benefício para o meio ambiente e para o bolso do cliente, e automaticamente da empresa.

Segurança: Da mesma forma que a redução do uso de papel diminui custos, também aumenta a segurança. Como não é necessário imprimir diversos arquivos, a chance de que eles sejam perdidos no caminho é quase zero, pois fica tudo informatizado e salvo em um servidor. Além disso, será necessário menos espaço para o armazenamento de todos esses documentos (a tecnologia ao favor de todos, menos trabalho e custo também), uma vez que eles ficam disponíveis online, facilitando inclusive a busca e o acesso por todos aqueles que possuem o acesso.

Fonte: Bsoft Blog e Hbsis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.