Na área de transporte e logística, há alguns termos que somente quem trabalha há muito tempo no setor sabe identificar, e um exemplo disso são os termos carga lotação e carga fracionada. Você tem dúvidas quanto a isso? Em caso afirmativo, essa postagem hoje é pra você, pois vamos ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre este tema.

Hoje existem os mais variados tipos de mercadoria, desde os mais comuns, como eletrônicos e alimentícios, até as mais particulares, como no caso de cargas vivas. Sabe-se que nem sempre é possível completar a capacidade total do veículo com apenas um determinado item, mesmo sendo ele transportado em quantidade, sendo assim, para um melhor aproveitamento da viagem, as transportadoras precisam completar a capacidade de carga com mais produtos, e essa é a diferença entre carga fracionada e carga lotação (fechada).

 

Carga Fracionada:

É o tipo de carga onde se incluem mercadorias de vários remetentes e destinatários, independente de sua posição geográfica. Este tipo de transporte é feito para aproveitar ao máximo a capacidade do veículo, pois no transporte fracionado, são inclusas as mercadorias de vários clientes. Para este tipo de carregamento, não é obrigatório informar no conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) o veículo e motorista que fará o transporte.

 

Carga Lotação (Fechada):

Neste tipo de carga, a mercadoria a ser transportada pertence a um único remetente e deverá ser entregue a um único destinatário. Ou seja, caracteriza-se como carga fechada ou do tipo Lotação, aquele transporte onde o material de determinado remetente para um destinatário ocupa toda a capacidade do veículo. Para casos como este, os dados do veículo e do motorista devem constar no conhecimento de transporte eletrônico (CT-e).

 

Compreender a diferença entre ambos é essencial para garantir a emissão correta do CT-e, pois em transportes do tipo Lotação (carga fechada), é necessário que conste no XML do CT-e: placa, número do Renavan, RNTRC do proprietário do veículo, UF do veículo, dados do motorista, entre outras informações.

A Bsoft, em seus sistemas emissores de CTe, possibilita que seja informado o tipo de carga adequado para cada viagem. Ficou na dúvida sobre carga lotação e carga fracionada? Entre em contato com nossa equipe de suporte para saber como utilizar.

 

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.