Se você possui veículos pesados, sabe que uma das coisas mais caras a se investir são os pneus. Cada pneu de boa qualidade de caminhão ou carreta custa em média R$ 1.400,00. Por isso, as transportadoras buscam usá-los até enquanto seja possível, desde que não ofereça riscos para ninguém. E para que isso seja possível, é necessário investir em um bom controle de pneus.

 

Você também pode se interessar por:

Saiba porquê é importante fazer regularmente o rodízio dos pneus

Suspensão alta pode causar danos aos veículos

Rodízio de pneus contribui com desempenho e economia de combustível

 

Para garantir que o pneu seja utilizado até o seu último recurso, são necessárias uma série de medidas e controles. E quanto maior a frota, também maiores são as dificuldades em manter um bom gerenciamento sobre os pneus. Para facilitar o controle sobre este recurso tão caro, o Controle de Transportadoras da Bsoft possui um módulo específico para este fim. Confira os controles que este sistema facilita.

 

O que você vai precisar para fazer um controle de pneus eficiente e confiável:

 

Cadastro detalhado

É fundamental que sistemas de gestão de frotas ofereçam o básico do cadastro de pneus. Entretanto, o Controle de Transportadoras vai além do básico. Quanto mais detalhadas forem as informações sobre seus pneus, mais eficiente será o controle sobre ele. Para facilitar a utilização deste recurso, devem ser informados dados como: modelo, dimensões, desenho e marca dos pneus, motivo de retirada, cadastro de chassi e chassi base. A partir destas informações, ficará mais fácil gerenciar as funções a seguir.

 

Cadastro de pneus

No cadastro de pneus é que algumas das informações acima serão reunidas, e a partir deste cadastro é que a vida útil do pneu poderá começar a ser controlada. Além disso, o pneu cadastrado pode ser incluído em estoque a qualquer momento, visto que o sistema Controle de Transportadoras possui o módulo de controle de estoque. Será também através da tela de cadastro de pneus que este poderá ser direcionado para recapagem ou sucateamento.

 

Movimentação de pneus

Nesta função o pneu será vinculado ao veículo em sua devida posição, seguindo o chassi cadastrado no primeiro passo. Além disso, esta função é utilizada para registrar a retirada do pneu do estoque para a sua utilização no veículo.

 

Rodízio de pneus

O rodízio de pneus é necessário para manter o desgaste equilibrado, bom funcionamento das peças e também economia de combustível do veículo, conforme o passar do tempo e da sua utilização. Através de uma tela dinâmica e de fácil manuseio, os pneus que em um primeiro momento foram designados em suas devidas posições, podem ser invertidos conforme o tipo de rodízio mais indicado para o tipo de veículo, garantindo com que o controle de desgaste seja feito de forma rigorosa também no sistema.

 

Recapagem de pneus

A recapagem é basicamente o processo de troca da banda de rodagem usada, por uma nova. Assim como explicado no segundo item, o pneu, dentro da tela de seu próprio cadastro, poderá ser direcionado para a recapagem. Nesta função específica, o retorno do pneu da recapagem será processado, para que possa voltar para o mesmo, ou outro veículo.

 

Desgaste de pneus

Após algumas configurações, o sistema passará a calcular automaticamente o desgaste dos pneus do veículo, com base nas viagens em que o mesmo for designado, onde é informado o KM inicial e o KM final. De qualquer maneira, o desgaste do pneu pode ser inserido manualmente também, caso o recurso de controle de viagens não seja utilizado.

 

Listas e Relatórios

Após o registro das informações e movimentações listadas acima, uma série de listas e relatórios podem ser gerados, para conferência ou ciência a respeito das movimentações, utilização e desgaste dos pneus de cada veículo. São inúmeras as opções de listas gerenciais, para que se tenham todos os dados informados e garantir um controle de pneus confiável.

 

Fazer o controle de pneus não será uma tarefa difícil através do sistema Controle de Transportadoras, pois proteger um dos recursos mais caros de uma transportadora não deve ser um trabalho que exija grande parte do seu tempo. Quer conhecer este sistema? Clique aqui para baixar e faça o teste gratuitamente. Caso tenha alguma dúvida, nosso departamento comercial estará lhe esperando para ajudar no que for preciso.

 

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.