(Last Updated On: 9 de agosto de 2011)

EDI — Troca de dados com rapidez e segurança

O EDI — Eletronic Data Interchange — ou em português, Troca Eletrônica de Dados, é a transmissão automática de dados comerciais, partindo de um sistema de computadores para outro, conforme acordado entre parceiros de negócio.

Objetivamente, ele pode ser definido como o movimento eletrônico de documentos standard de negócio entre, ou dentro, de empresas.

Através de um formato de dados estruturado, de recolhimento automático, ele permite que as informações sejam transformadas, sem serem reintroduzidas.

O uso mais comum do EDI é a transferência de transações de negócio repetitivas, tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio.

As aplicações do EDI na logística são inúmeras.

Imagine o seguinte: cada etapa de um processo logístico pode gerar dados que são transmitidos eletronicamente, seguindo padrões pré-definidos, e alimentando sistemas da empresa, clientes e parceiros e, diferente do uso em papel, nada disso precisa ser copiado ou redigitado, o que minimiza, significativamente, erros de comunicação.

O Controle de Transportadoras da Bsoft, tem um módulo específico de EDI.

Suas principais funções são:

Recebimento de Pedido

Seu cliente gera um arquivo com todas as informações das notas e entregas. O Controle de Transportadoras importa este arquivo e gera seus conhecimentos automaticamente.

Envio de Conhecimentos Embarcados

Neste módulo, o Controle de Transportadoras gera para seu cliente um arquivo com todas as informações dos conhecimentos gerados, transformando em um processo totalmente automatizado, sem erros, agilizando o recebimento do frete.

Envio de Ocorrências

No módulo de envio de ocorrências, o Controle de Transportadoras gera um arquivo para seu cliente com todas as informações de entrega da carga. Com isto seu cliente fica sabendo na hora se a carga foi ou não entregue.

Envio de Faturas

O sistema de EDI de envio de faturas é usado para agilizar o processo de recebimento do frete. O Controle de Transportadoras gera um arquivo de fatura contendo todas as informações de cobrança, vencimentos e documentos relacionados.

Envio de Averbação de Seguros

O Controle de Transportadoras gera arquivos magnéticos para averbação de seguro automática. Os layouts hoje disponibilizados são: Averbweb (Porto Seguro), Avertransweb (Porto Seguro), AGF Seguros e padrão AT&M, usado para várias seguradoras.


Por padrão, o EDI do Controle de Transportadoras utiliza os softwares Mercador, Porto Seguro, AGF Seguros e AT&M, sem custos adicionais.

Você também pode adquirir os módulos Proceda, Prosoft, Folhamatic, Adcont, STW, Contmatic, MTFiscal, Domínio, Danone, Gerdau, Pernambucanas, Cucawin, Mega, Axis, Copersucar, Rigesa, etc., em pacotes separados.

E mais: se tiver necessidade de implantar outro layout, poderá entrar em contato com nossa Equipe de Desenvolvimento que preparará um módulo específico para a sua empresa, dentro de suas necessidades.

Voltar ao site da Bsoftsistemas

Voltar ao Blog

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

1 Comment

  1. Eliezer Gonçalves disse:

    Excelente, uso e recomendo. Para nós que precisamos de agilidade isto é essencial, pois perdia-se muito tempo na digitação de documentos, agora com a implantação deste módulo facilitou muito o nosso trabalho, grato pela ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.