Já aconteceu de você estar gerando seu CT-e e de repente aparecer a rejeição informando Uso Indevido? Se sim, você não é o único, e isso acontece por um motivo bem simples.

O ambiente de autorização de uso da SEFAZ exige diversos quesitos para que a validação dos dados dos documentos seja efetivada. Autorizar com sucesso o CTe, envolve o preenchimento correto dos dados do conhecimento de transporte, um bom software, boa conexão com a internet e também um equipamento que garanta um bom funcionamento de seu sistema e internet. Uma oscilação em um qualquer um destes itens, e também na SEFAZ validadora, pode retornar com rejeição, e a mais comum delas é o “Uso Indevido”.

Uso Indevido:

A rejeição de Uso Indevido ocorre devido ao mau uso do ambiente de autorização da SEFAZ. Como  exemplo  maior  de  mau  uso  do  ambiente  de  autorização, pode-se citar o caso de quando o emissor do documento, ao constatar a rejeição, permanece fazendo várias tentativas de validação. Como consequência, recursos são consumidos de forma indevida, sobrecarregando principalmente o canal de comunicação com a Internet.

O que deve ser feito:

Ao constatar que o CT-e não retorna com o status Autorizado o uso do CT-e, deve ser realizada a Consulta do documento eletrônico. Retornando esta consulta como Uso Indevido, ou qualquer outra rejeição do gênero, aguardar no mínimo 3 (três) minutos para enviar nova requisição. Após transcorrido o tempo de espera, realizar nova consulta. Em caso de retorno do tipo “CT-e não consta na base de dados da SEFAZ.”, então poderá ser feita nova tentativa de validação, onde haverá grandes chances de êxito.

Basicamente, quanto mais tentativas seguidas forem feitas para consultar ou validar o CT-e, mais tempo demorará para que o conhecimento de transporte eletrônico seja de fato, validado. A espera pelo envio da requisição no tempo certo é crucial neste caso. Em situações mais graves, a empresa poderá ser obrigada a aguardar até 60 minutos para envio de novas requisições, caso continue insistindo na consulta ou validação, sem aguardar o tempo mínimo.

 

Temos certeza de que, seguindo estas instruções, o Uso Indevido não será mais um problema para a sua transportadora. Mas, se mesmo assim não funcionar, não esqueça que a Bsoft disponibiliza uma equipe de suporte extremamente qualificada para lhe ajudar, seja via chat online ou telefone, a esclarecer suas dúvidas sobre o sistema.

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