(Last Updated On: 23 de Maio de 2018)

Contabilidade e logística são áreas que podem ter mais relação do que você imagina. O primeiro, tem se tornado uma ferramenta imprescindível nas empresas que exploram atividade de logística.

Essa integração proporcionou uma série de benefícios para os negócios desse ramo, no entanto, conjuntamente a eles, também surgiram vários desafios que ambos os lados precisam enfrentar.

Neste artigo vamos mostrar quais são eles, bem como, as principais vantagens que a contabilidade proporciona ao setor de transportes. Confira!

Os benefícios da integração entre contabilidade e logística

A contabilidade é um serviço que pode ser encarado como uma ferramenta de gestão e estratégia de uma companhia. Afinal, ela lida com questões que são diretamente ligadas à lucratividade da empresa, como a apuração de tributos, podendo ser possível pagar menos impostos em sua empresa, tudo dentro dos limites legais.


Com as empresas do ramo de logística, isso não poderia ser diferente. A contabilidade pode auxiliar esses negócios no que se refere a questões fiscais em diferentes estados, especialmente para empresas que têm filiais espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, além de auxiliar na administração de custos e despesas e gestão financeira.

Também não podemos deixar de mencionar a participação da contabilidade no planejamento tributário, uma ferramenta imprescindível para que uma empresa possa cumprir com suas obrigações fiscais e acessórias.

Contabilidade e logística se encontram quando o assunto é a lucratividade e, principalmente, o atendimento da grande demanda de obrigações fiscais que são aplicadas às empresas que exploram a atividade de transportes.

Os principais desafios contábeis para o setor de logística

Além dos benefícios fiscais e administrativos que mencionamos, a contabilidade para o setor de logística enfrenta alguns desafios, os quais descreveremos no tópico a seguir.

A burocracia nas documentações

A cada ano, o Governo Federal vem criando mais obrigações a serem cumpridas. Um dos exemplos é a Escrituração Contábil Digital (ECD), que substituiu os antigos livros diários nas empresas.

Portanto, a burocracia existente atualmente é um desafio que contabilidade e logística têm que superar.

A dificuldade na análise de dados

Outro desafio muito comum é a dificuldade na análise de dados, pois, devido à grande revolução tecnológica que vivenciamos, a cada dia surgem novas obrigações e formas de apresentação de dados e informações.

A complexidade da tributação

A tributação, sem dúvidas, é o maior desafio da contabilidade aplicada às empresas de logística. A legislação fiscal em nosso país é uma das mais complexas do mundo e, como se isso não fosse o suficiente, ela muda com uma frequência assustadora.

Portanto, o profissional de contabilidade da sua empresa de transportes deve estar sempre antenado às mudanças que, certamente, ainda ocorrerão ao longo dos anos.

Como você pôde perceber, contabilidade e logística, de fato, têm alguns desafios para serem superados. No entanto, com a colaboração dos gestores das empresas do ramo de transporte e competência de profissionais da contabilidade, eles podem ser superados e proporcionar grandes vantagens.

Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este que você acabou de ler? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma nova postagem.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.