(Last Updated On: 11 de abril de 2012)

O criador do software mais utilizados no setor de transportes fala sobre sua trajetória

Bruno de Antoni está à frente de um dos negócios mais desafiadores do século 21, o desenvolvimento de softwares e plataformas de informações para o setor empresarial. Não que seja algo inovador, ou desconhecido, mas trata-se antes, de superar expectativas e lidar com alterações, demandas e novas tecnologias, diariamente.

Apesar da grande concorrência, ele conseguiu solidificar sua empresa, a Bsoft, nesse mercado competitivo e global.

Hoje, praticamente 8 anos depois de um tímido início, o software Controle de Transportadoras é o número um em downloads na internet e lidera os resultados em sites de buscas.

Conversamos com ele para saber sobre o início, os desafios e os rumos traçados para o futuro da empresa e acabamos por receber um valioso conselho para todos aqueles que pretendem entrar nesse negócio.

A entrevista, você lê na íntegra, aqui no blog:

BLOG: Quando a Bsoft foi fundada e com qual objetivo?

BRUNO DE ANTONI: O desenvolvimento do sistema Controle de Transportadoras foi iniciado em 2004, dentro de uma empresa chamada Compensados LFPP, em Imbituva, Paraná.

Mas apenas em 2006, tomei a decisão de comercializá-lo, pois vi a falta no mercado de um sistema de baixo custo. O primeiro cliente adquiriu o sistema em fevereiro de 2006, então, podemos considerar esta data como nosso começo, oficial.

BLOG: Em que região geográfica atuam?

BRUNO: Todo nosso trabalho é feito por internet, o que quer dizer que nosso alcance é global, mas atendemos a todo o Brasil com os Departamentos de Apoio aos Clientes e a médio prazo, atuaremos na América Latina.

BLOG: Quais foram os desafios iniciais?

BRUNO: Mão de obra qualificada e principalmente, aceitação dos clientes, devido ao fato da empresa estar ainda no início. Os dois primeiros anos são muito difíceis… Penso que se estivéssemos abrindo a Bsoft hoje, seria quase impossível chegar onde estamos, porque a concorrência atualmente é gigante, todos com a mesma idéia.

BLOG: Quais são os principais produtos e serviços da empresa?

BRUNO: Sem dúvida é o Controle de Transportadoras, um software para empresas ligadas a transportes rodoviários de cargas. Depois, temos o Controle Comercial, voltado para o comércio em geral e pequenas e médias indústrias. Nosso mais recente lançamento é o Localiza Carga, um  sistema que aproxima as transportadoras dos seus clientes, porque oferece uma opção direta de controle e rastreio das mercadorias e procedimentos logísticos.

BLOG: Qual é a posição da Bsoft no segmento de mercado que escolheu?

BRUNO: Somos primeiro lugar em downloads no Brasil, comprovado pelos maiores sites do segmento.

Consideramos que o Controle de Transportadoras tem o melhor custo-benefício do Brasil, porque a grande maioria dos concorrentes, pratica preços muito superiores aos nossos e oferece menos vantagens aos clientes.

Hoje, temos como clientes grandes empresas que usam nosso aplicativo, o que comprova que temos qualidade, com preços totalmente acessíveis.

BLOG: Como planejam as melhorias, ou modificações para um software?

BRUNO: Temos um departamento de projetos, que está sempre pesquisando sobre melhorias e também, a respeito de novas leis, taxas, tarifas, procedimentos e normas no setor que, diariamente, são criadas. Isso afeta nossa empresa, pois precisamos dar as soluções prontamente e quando se trata de obrigações nas esferas federais, estaduais ou municipais, fazemos isso com prioridade máxima.

Devido à quantidade significativa de usuários do software, que estimamos em mais de 8.000, recebemos muitas sugestões e solicitações que chegam a todo momento. Isso tranforma o sistema em uma fonte de funções e praticidade gigantesca.

Todas as modificações passam por três departamentos: primeiro, nosso setor comercial faz uma análise com uma visão não técnica e sim, de usuário mesmo; depois, a solicitação vai para nosso departamento de programação, que faz novas análises de viabilidade e calcula o tempo para a alteração; por fim,  a diretoria autoriza, ou não, o desenvolvimento e em caso positivo, depois de ser feita, começa a fase dos testes de qualidade pelos setores comercial, diretoria e suporte. Com isso, mantemos todo nosso pessoal ciente da alteração e nos certificamos de que as possibilidades de erros sejam mínimas.

BLOG: No caso específico do Controle de Transportadoras, durante os últimos meses, foram feitas várias adequações. A que se deve esse fato?

BRUNO: Se deve às novas leis, melhoramentos programados e muitas solicitações e sugestões de clientes.

BLOG: Isso significa que trabalham em parceria com os clientes?

BRUNO: Total! A grande maioria das modificações, partem das necessidades individuais dos próprios usuários.

BLOG: O que podemos esperar para os próximos meses, em relação aos produtos da Bsoft?

BRUNO: Várias melhorias, novos módulos, novas formas de acesso aos sistemas de transporte e comercial, como Iphone e celulares Android.

Também queremos sempre manter os preços acessíveis para pequenas empresas, o que tornará o custo melhor ainda, para as médias e grandes.

Um portal para o setor de transportes que ainda não podemos divulgar, está no forno rsrs e no “cofre”, porque o que estamos preparando, definitivamente, ainda não existe no Brasil.

Queremos também investir em sistemas de comunicação entre empresas através de webservices, pois temos uma grande experiência neste assunto.

E por último, lançaremos um novo produto em 2012, cujos detalhes ficarão para quando estiver pronto, mas o que podemos adiantar é que ele será de grande utilidade para empresas de qualquer setor e tamanho. Fiquem atentos… rsrs

BLOG: Qual é sua mensagem pessoal para os que estão começando a carreira no mercado de desenvolvimento de softwares?

BRUNO: Se tiver uma idéia inovadora, trabalhe 24 horas por dia para colocá-la em prática. No início, nada vai substituir seu esforço; tudo que investir de seu trabalho no começo do processo, irá aparecer como resultado no futuro.

Voltar ao Blog

Voltar ao site da Bsoft

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

1 Comment

  1. Erionaldo disse:

    Com certeza a concorrência está cada dia maior principalmente em um ramo tão forte que é o de transporte rodoviário aqui no Brasil, então o trabalho duro principalmente no começo é que vai te dar um bom resultado em um futuro próximo.

    Boa sorte a Bsoft no ramo e que continue com a ótima prestação de serviço a todos os seus clientes como eu, afinal a satisfação dos clientes é a chave para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.