(Last Updated On: 8 de fevereiro de 2018)

As empresas de e-commerce estão cada vez mais em alta. Apesar de o país enfrentar um retração no mercado, a perspectiva é que o faturamento aumente 15% no ano de 2017, segundo dados do E-commerce Brasil. Este crescimento acarreta também no aumento do transporte rodoviário de cargas, e as empresas estão cada vez mais exigentes quanto à agilidade na entrega. Por este motivo, hoje vamos dar algumas dicas para melhorar a logística da sua transportadora.

 

O Procon-SP orienta que o consumidor tem o direito de, no ato da compra, ter a informação do prazo de entrega, que deve constar no pedido e na nota fiscal. No Estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009, conhecida como “Lei da Entrega”, obriga as empresas a estabelecerem data e turno para a entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor. Se o produto não for entregue no prazo estipulado o consumidor pode cancelar a compra e ter de volta os valores pagos, monetariamente atualizado, e a perdas e danos. Veja mais orientações no Guia do Comércio Eletrônico disponível no site da Fundação. Por isso, você transportador, precisa ter todos os fatores ao seu favor, e a logística da sua empresa é o principal deles. Separamos 5 dicas para potencializá-la máximo.

Como melhorar a logística da sua empresa

  • #1 – Otimize sua expedição

Se você trabalha com armazém ou estoque e conhece a rotina de entrada e saída de produtos, sabe como é importante fazer um gerenciamento rigoroso de armazenagem. Expedição e armazenagem são dois fatores que juntos promovem o sucesso da logística dentro de uma empresa, por isso, realizar o controle de armazém é primordial para garantir que a expedição de produtos seja eficiente e confiável.

 

  • #2 – Otimize o planejamento de rotas

Distribua as entregas de acordo com a rota que o seu veículo passará. Estabeleça quais rotas são mais curtas, menos pedagiadas, em melhores condições, com tráfego menos intenso e faça uso deste planejamento sempre que possível. No sistema Controle de Transportadoras você pode fazer o cadastro de rotas para designar qual a melhor forma de realizar uma ou mais entregas.

 

  • #3 – Aproxime remetente do destinatário

Já pensou em usar uma ferramenta que oferece informações online sobre o transporte, para o remetente e o destinatário da mercadoria? Encomenda monitorada certamente é uma vantagem estratégica para a sua empresa, pois tanto remetente quanto destinatário têm grande interesse em acompanhar o status da sua entrega, e poderão fazer isso sem que seja preciso entrar em contato com a transportadora. Um exemplo de ferramenta para encomenda monitorada, é o Localiza Carga da Bsoft.

 

  • #4 – Estabeleça uma comunicação fácil com seu motorista

Nem sempre é possível estar disponível para falar com o motorista, entretanto, ter uma comunicação fácil e direta com o ele é fundamental para acompanhar as entregas, controlar as despesas e possíveis imprevistos de viagens. Um canal de comunicação eficiente com o motorista trará muito mais agilidade para as suas entregas. Procure por ferramentas que fazem isso para você, como o Localiza Motorista.

 

  • #5 – Monitore as suas atividades

Procure saber a opinião do cliente sobre os seus serviços. Ter o retorno, mesmo que negativo, sobre a qualidade do transporte e atendimento é fundamental para manter a sua empresa em um padrão elevado. Crie um padrão operacional e cheque frequentemente se ele está sendo seguido.

 

Quer contribuir com mais alguma dica de como melhorar a logística de uma empresa? Deixe o seu comentário abaixo!

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft
Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.