(Last Updated On: 20 de dezembro de 2019)

Com cerca de 82% de toda a circulação de mercadorias no Brasil, o transporte rodoviário de cargas contribui fortemente na economia nacional. Pensando no translado dessas mercadoria e na sua fiscalização, as empresas precisam estar atentas sobre como manter o controle de suas cargas de forma segura, e evitar multas exorbitantes durante seu transporte.

Para se manter em estado de segurança sabendo que todo o processo pode ocorrer bem, existem ferramentas que atuam como auxiliares na gestão dos documentos fiscais. Este é o caso do iXML, um software online que, entre outras vantagens, age ativamente na emissão de CT-e.

O conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento fiscal eletrônico e o seu formato de valor fiscal é o xml, tendo como objetivo registrar de uma simples maneira todos os itens das mercadorias que estão sendo transportadas por um prestador de serviços em território nacional.  O documento possui validade jurídica assegura por assinatura do emitente e substitui a versão impressa.


Não é apenas para facilitar a rotina das transportadoras que esse documento foi desenvolvido, pois pode facilitar também o dia a dia dos embarcadores ou prestadores de serviços. Veja abaixo algumas vantagens da emissão do CT-e:

Vantagens da emissão do CT-e

  • Redução de custos para a impressão de documentos fiscais, logo que ele é digital;
  • Diminuir volume de documentos armazenados para apresentar ao fisco sempre que for solicitado;
  • Diminuição de tempo parado em postos de fiscalização;
  • Reduz os erros de chances de emissão;
  • Reduzir chances de errar no acerto de fretes, considerando que os arquivos XML do CT-e tem a possibilidade de importador para o sistema de auditoria de fretes;
  • Reduzir tempo e evitar erros de digitação, logo que ele possibilita realizar a importação do arquivo e seus dados cadastrais;
  • O tempo e o custo no processo de auditoria e conferência de fretes é reduzido;
  • O certificado digital e a autorização do SEFAZ garantem a autenticidade do documento, impedindo qualquer falsificação ou desentendimento em um posto de fiscalização.

Como usar o iXML na emissão de CT-e?

O iXML na emissão do CT-e pode contribuir muito com a sua empresa, logo que é um produto 100% online que tem como objetivo facilitar o processo de recebimento e organização das notas e conhecimentos fiscais recebidos pela empresa. Mas não é só isso, ele possui um painel com todas as notas para realização de consultas, oferecendo a possibilidade de realizar a importação delas tanto individual quanto em lote, nos formatos XML, PDF ou em ambos.

O produto coloca a disposição um e-mail próprio para que seus e-mails pessoais e notas de trabalho não se misturem, contribuindo para sua organização pessoal.

Como nos sistemas Bsoft, qualquer sistema poderá importar NF-e, CT-e, dados cadastrais do CNPJ, simples nacional, sem a necessidade de digitar o captcha (código da imagem). O iXML buscará as informações automaticamente.

Para enviar o arquivo XML para o produto é simples, tendo como caminho o envio por e-mail ou o preenchimento dos dados pelo programa. Mas o iXML oferece a possibilidade de importar a nota diretamente pela sua chave de acesso. O preenchimento automático demanda de muitas informações que sua empresa pode não ter, assim como de um tempo que poderia ser dedicado para outros fins no escritório, mas graças a chave de acesso, é possível importar automaticamente a nota para o iXML, sem realizar o preenchimento de nenhum dado.

Outros benefícios de usar o iXML

Além de agilizar e trazer ainda mais segurança na emissão do CT-e, o iXML ainda oferece uma série de vantagens, tanto para o transportador, quanto para embarcador e também para profissionais contábeis. Confira algumas das demais funcionalidades do iXML:

  • Configuração da pesquisa automática de notas;
  • Marcadores personalizáveis para uma melhor organização dos documentos;
  • Várias formas de recebimento de documentos eletrônicos;
  • Cadastro ilimitado de usuários e empresas;
  • Diferentes perfis de usuários, para controle de autorizações
  • Exportação e envios de arquivos XML e PDF, individual ou em lote;
  • Descompacta automaticamente arquivos compactados;
  • Manifestação eletrônica do destinatário;
  • Suporte ao cliente.

Outra vantagem é para casos onde ainda não há o cadastro de algum cliente, onde ao importar a nota fiscal para o CT-e, o iXML realiza automaticamente o cadastro dos envolvidos.

É possível utilizar o iXML na emissão de CT-e em outros softwares?

O  iXML oferece a integração com outros sistemas por intermédio de uma API e mesmo não utilizando os sistemas Bsoft, é possível importar documentos diretamente dos sites de consultas públicas e importar documentos armazenados para gerar SPED (Sistema Público de Escritura Digital), podendo:

  • Acessar as informações de plano contratado;
  • Manifestação eletrônica;
  • Cadastrar várias empresas e usurários;
  • Eliminar o trabalho manual de processos;
  • Facilitar ao emissor.

Utilizar o iXML na emissão do CT-e é muito prático e oferece a possibilidade de realizar uma importação rápida dos dados de cada nota fiscal para conhecimento, evitando realizar o preenchimento manual com informações que, por serem preenchidas de forma manual, correm o risco de trazer erros.

Em média o processo de emissão de CT-e, se gerado manualmente, pode levar aproximadamente 5 minutos. Já com o auxílio do iXML para emissão de CT-e, o processo pode levar 1 minuto, realizando economia de tempo a longo prazo, tanto para quem emite as notas, quanto para quem os recebe.

Gostou de saber como o iXML pode agilizar as suas rotinas? Que tal assinar a nossa newsletter e seguir nossas redes sociais? Assim você pode ficar por dentro de mais dicas e notícias sobre produtos e maneiras de melhorar a sua vida empresarial.

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.