Empreender no segmento de transportes é uma escolha inteligente e, ao mesmo tempo, desafiadora. O setor é um dos que mais crescem no país e está em perfeita harmonia com o novo padrão de consumo brasileiro — mais focado em compras online. No entanto, existem premissas básicas a serem cumpridas, e ter uma ferramenta de gestão de frota pode ser uma grande ajuda.

Manter sua frota operante, com as manutenções em dia e cumprindo todas as normas fiscais pode não ser tão simples assim. Grande parte dos empresários não domina muito bem esse tipo de gestão, ignora o auxílio da tecnologia e acaba enfrentando problemas.

Se você também se encontra nessa situação e deseja ver seu negócio prosperar, precisa ler este post até o final. Hoje, apresentaremos as principais razões para você contratar uma ferramenta de gestão de frota e colocar sua transportadora em posição de destaque no mercado. Acompanhe!

Qual o papel de uma ferramenta de gestão de frota?

Transportadoras trabalham diariamente com um grande fluxo de informações. Independentemente do seu negócio ser de pequeno, médio ou grande porte, organizar e acompanhar todos os dados referentes aos veículos é algo difícil de ser executado manualmente.

Nesse contexto, um software de gestão de frota é parte essencial para o sucesso de sua operação. Em resumo, esse recurso auxilia na coleta de dados, na automatização de processos e ainda lhe confere uma visão mais ampla do negócio.

Como o recurso contribui para melhoria de sua logística?

Uma das qualidades mais admiradas em uma transportadora é a eficiência de sua logística e, obviamente, isso demanda alguns investimentos, especialmente em recursos tecnológicos.

A ferramenta adequada o ajudará na gestão de seus veículos, reduzindo o número de paradas durante o trajeto e também o tempo de reparo em manutenções. Como você sabe, esses dois fatores estão diretamente ligados à disponibilidade e à satisfação de seus clientes, ou seja, são imprescindíveis para a fidelização da clientela.

Além disso, não há como deixar de citar a redução de custos proporcionada, já que isso dá ao gestor maiores condições de crescer, redistribuindo o capital em setores e estratégias mais relevantes para seu negócio.


Por que contratar um software de gestão de frotas?

Se você ainda não se convenceu de que uma ferramenta de gestão de frota pode ser o grande diferencial de sua transportadora, colocando-a em condições de disputar mercado até mesmo com as grandes empresas desse segmento, deve ficar atento a este tópico.

Reunimos os principais motivos para você contratar esse recurso e mostraremos como sua empresa pode se beneficiar com todas essas vantagens. Continue a leitura para descobrir!

Melhora o controle dos gastos

Atualmente, para ter um negócio competitivo é preciso controlar e acompanhar os gastos com eficiência. O mercado está bem concorrido e somente as empresas mais preparadas para ofertar bons serviços a preços justos sobreviverão.

O investimento em um programa de gestão de frotas serve de grande ajuda no alcance desse objetivo, pois entrega ao gestor todos os dados relevantes sobre seus veículos, facilitando a análise de gastos e, consequentemente, a implementação de estratégias para redução de custos.

Facilita o acompanhamento de prazos

Como você sabe, ter uma frota — pequena ou não — demanda certas responsabilidades, como:

  • realização de manutenções preventivas;
  • pagamento de IPVA e licenciamento;
  • contratação e gestão de seguro;
  • gerenciamento de riscos.

Acompanhar todos esses detalhes de maneira manual há muito tempo deixou de ser a melhor estratégia. A tecnologia tem evoluído especialmente para simplificar seu dia a dia, facilitando o acompanhamento de prazos e demais responsabilidades relacionadas aos veículos.

Favorece a automatização de processos e aumento da disponibilidade

Conforme mencionamos, a automação de processos e a disponibilidade dos veículos são requisitos fundamentais para o sucesso de uma transportadora.

Se você adotar processos arcaicos e antiquados e não conseguir manter seus veículos prontos para o trabalho, certamente perderá mercado. Portanto, avalie a possibilidade de contratar esse tipo de ferramenta e esteja sempre pronto para atender seus clientes.

Quais os diferenciais da ferramenta de gestão de frota oferecida pela Bsoft?

Até aqui, você conheceu a importância e as razões para contar com o auxílio de uma ferramenta de gestão de frotas. Mas, a solução oferecida pela Bsoft tem ainda mais benefícios e é interessante que você conheça os nossos diferenciais. Acompanhe:

Controle total das manutenções preventivas e periódicas

Com o uso do Controle de Transportadoras a missão de manter seus veículos sempre em perfeito estado de funcionamento é muito mais fácil. Em um painel simples na tela principal do programa, você já terá acesso a todas as manutenções vencidas e a vencer.

Além disso, de maneira rápida, você poderá atualizar esses dados e lançar a realização das manutenções. Com isso, o programa calcula automaticamente o prazo da próxima revisão e integra essas informações com o lançamento de despesas e contas a pagar da empresa.

Ordem de serviços

Essa é uma funcionalidade de nosso programa que permite que você integre um checklist e realize a conferência da situação de seus veículos. Caso seja detectada alguma inconformidade, o veículo é encaminhado ao setor de manutenção.

Lembrando que o sistema está integrado ao seu estoque e pode fazer a baixa automática das peças utilizadas e também lançar os gastos com mão de obra e registrar o tempo utilizado para o reparo.

Além dessa funcionalidade, é possível contar com o controle de pneus, controle de multas e obtenção de média de consumo de combustível, ou seja, uma ferramenta extremamente útil e completa.

Suporte ilimitado e rápido

Ter um bom sistema de gestão de frotas não é suficiente para se alcançar bons resultados. Na verdade, é essencial contar com o suporte da empresa — e esse é um dos grandes destaques de nossa solução.

Nossos clientes têm acesso a um suporte ilimitado e rápido, o que faz com que operem com mais segurança e planejamento. Temos uma equipe altamente qualificada e sempre pronta para solucionar suas dúvidas e aprimorar a logística de seu negócio.

Melhor custo-benefício do mercado

A ferramenta ofertada pela Bsoft tem um excelente ROI (Retorno sobre o Investimento). Em outras palavras, o custo de aquisição, além de ser baixo, é revertido em inúmeras vantagens para sua transportadora.

A redução de custos operacionais, a diminuição do tempo gasto com manutenções e automatização dos processos são apenas alguns exemplos de tudo o que seu negócio tem a ganhar.

Versatilidade e adequação a vários tipos de negócios

Nosso software foi desenvolvido especialmente para transportadoras de carga que atuam no modal rodoviário. Mas, por ser completo e extremamente eficiente, pode ser utilizado por qualquer empresa que tenha uma frota, seja de veículos leves, pesados ou até motocicletas.

Ademais, a funcionalidade de emissão do CT-e pode ser útil para negócios que atuam com transporte aéreo, aquaviário, multimodal e também no transporte de passageiros.

No post de hoje, você conheceu as razões para investir em uma ferramenta de gestão de frota e pôde perceber que toda transportadora que almeja crescer e se tornar um negócio seguro e organizado deve contar com esse recurso — afinal, a tecnologia é a maior aliada do empreendedor contemporâneo.

Gostou da ideia e quer ampliar os resultados de sua transportadora? Entre em contato agora mesmo com a Bsoft!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.