(Last Updated On: 31 de maio de 2017)

FTP é a sigla para File Transfer Protocol, que em tradução livre, significa Protocolo de Transferência de Arquivos. O envio via FTP é uma forma bastante rápida de transferir arquivos entre computadores não conectados na mesma rede. A transferência de arquivos é bem simples, semelhante a que o usuário faz entre pastas no próprio computador, por exemplo. Porém, por se tratar de uma operação na Internet, há uma demora um pouco maior.

 

A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado “cliente” (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência). Para existir uma conexão ao servidor, o utilizador informa um nome de usuário (ou username, em inglês) e uma senha (password), bem como o nome correto do servidor ou seu endereço IP. Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida, utilizando-se um “canal” de comunicação, chamado de porta. Tais portas são conexões no qual é possível trocar dados.

Envio via FTP no transporte de cargas:

No ramo de transportes de cargas, muitas empresas adotaram esta forma de comunicação com seus clientes, contadores e seguradoras para fazer o envio de arquivos.

Transportadoras que trabalham com EDI, em alguns casos, fazem a troca de seus arquivos via FTP. Dessa forma, o embarcador recebe seus arquivos de maneira mais prática e organizada, se comparado com o envio por e-mail, por exemplo. Para saber mais sobre arquivos EDI, clique aqui e confira nossos artigos sobre o assunto.

 

O envio via FTP também é utilizado para estabelecer uma comunicação mais direta e eficiente entre transportadora e seguradora. Através do envio FTP, a transportadora pode enviar seus arquivos de averbação de transporte diretamente para o servidor da seguradora.

 

Outra situação onde o FTP é utilizado, é quando a transportadora precisa fazer o envio dos arquivos XMLs para a contabilidade. Através do FTP, é possível enviar um lote de arquivos para uma pasta específica, diretamente para os responsáveis pela contabilidade da empresa.

Configuração de envio via FTP no Controle de Transportadoras:

O software Controle de Transportadoras possui configuração específica para envio via FTP. Dentro do próprio sistema, o usuário poderá enviar arquivos EDI, averbações, arquivos XML e PDF, diretamente por FTP ao servidor desejado, assim que gerar o arquivo. Para isso, basta solicitar o endereço, usuário e senha do servidor. Com estas informações, nossa equipe de suporte irá configurar seu sistema e deixá-lo pronto para uso.

 

Quer saber mais sobre o Controle de Transportadoras? Clique aqui e conheça.

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft
Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.