(Last Updated On: 9 de fevereiro de 2018)

No dia a dia de uma transportadora, inúmeros aspectos podem contribuir para o alcance de suas metas e, sem dúvidas, a gestão da qualidade no transporte é um fator fundamental para a conquista de novos mercados e de bons rendimentos.

Para se destacar e competir com as grandes empresas do ramo, as pequenas e médias transportadoras precisam aprender a estabelecer uma gestão equilibrada e eficiente de seus processos, rotinas, operações e do próprio transporte.

Por isso, se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja aperfeiçoar seus conhecimentos para elevar o nível de qualidade e eficiência de seu negócio, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir. Reunimos as melhores dicas para você e sua transportadora! Acompanhe!

Por que investir na gestão da qualidade no transporte?

Segundo o Anuário CNT do Transporte de 2017, existem mais de 111 mil transportadoras atuando regularmente no país, o que representa queda de 29%, uma vez que no ano anterior o número final era de mais de 150 mil empresas.

Esse dado demonstra que a disputa por mercado é intensa e somente os negócios mais preparados conseguem se destacar e alcançar o sucesso. Negócios mal gerenciados tendem a fechar, principalmente por não atenderem uma demanda real por qualidade e agilidade por parte do consumidor.

Nesse contexto, a gestão da qualidade é fundamental, pois mantém a empresa competitiva. Em outras palavras, uma transportadora que executa seu serviço com qualidade conquistará clientes satisfeitos e fidelizados e, portanto, uma boa rentabilidade. Investir nesse aspecto é uma decisão inteligente que assegura:

  • a manutenção da saúde financeira da empresa;
  • o desenvolvimento de uma imagem positiva no mercado;
  • a conquista de credibilidade e confiança do consumidor;
  • redução de custos desnecessários ou excessivos;
  • a eliminação de processos ineficientes.

Como efetivar a gestão de qualidade em sua transportadora?

Após entender melhor a importância de uma gestão de qualidade bem executada, é possível que você se pergunte como é possível alcançar todos os benefícios citados. Muitas vezes, gestores e empreendedores do ramo acreditam que essa é uma meta difícil de ser alcançada, mas existem meios de torná-la mais palpável.

Em resumo, é fundamental gerar e acompanhar relatórios das mais diversas atividades de sua transportadora, como:

  • prazo de entregas e atrasos existentes;
  • gasto por veículo e identificação das principais causas;
  • rendimento de cada veículo por viagem;
  • multas recebidas;
  • lucros obtidos.

Somente com tais dados e relatórios é que o gestor consegue ter visão mais estruturada de seu negócio e aplicar as soluções corretas.

Por isso, tenha o hábito de lançar e registrar continuamente essas questões. Isso porque, para que seus resultados sejam sempre precisos e eficientes, é necessário ter controle de tudo o que acontece em seu cotidiano.

Outro ponto imprescindível é a adequação das rotinas do software à realidade de seu negócio. Tais rotinas são importantes para desenhar seus processos e se manter em dia com certificações, como a ISO e SASSMAQ.

Quais os passos para aplicar uma gestão da qualidade no transporte eficiente?

Diante do que foi apresentado, trouxemos para este post um passo a passo para você, de fato, aplicar uma gestão de qualidade eficiente em sua transportadora. Continue atento e anote as dicas a seguir!

Realize análise e planejamento

O primeiro passo deve ser a realização de uma análise atenta sobre a realidade de seu negócio. Para isso, observe demanda, número de clientes, capacidade de expansão sem afetar a qualidade do serviço e oportunidades que podem ser aproveitadas. Com todas essas análises, é possível montar um planejamento eficaz e de acordo com suas necessidades.

Coloque o planejamento em prática

O segundo passo deve ser colocar em prática o planejamento realizado na fase anterior. Para que ele seja executado com sucesso é imprescindível contar com as ferramentas e recursos adequados, como um software de gestão de frotas e de fretes.

Avalie os resultados

Por último, deve ser realizada análise e avaliação dos resultados alcançados. Essa é uma fase indispensável para assegurar um bom nível de qualidade, uma vez que as falhas encontradas devem ser superadas.

Observe que, ao finalizar essa última etapa, você retornará ao primeiro passo. Esse ciclo é que garante os bons resultados, visto que a gestão da qualidade se baseia em um processo contínuo de mudanças positivas para a empresa.

Apesar disso, em muitos casos, os gestores enfrentam resistência para implementar as mudanças, em razão da necessidade de ruptura de hábitos já enraizados no modo de agir de seus colaboradores.

Portanto, faça isso o quanto antes e se esforce para que o processo de mudanças se inicie de cima para baixo, ou seja, do alto escalão da empresa para os demais funcionários. Assim, todos aprenderão a agir e trabalhar da maneira mais adequada.

Qual o papel do software para transportadora nesse processo?

As ferramentas de gestão são excelente aposta para quem deseja que o trabalho siga um fluxo constante, pois as etapas logísticas são devidamente gerenciadas e os processos e prazos passam a ser cumpridos com mais rigor.

Além disso, o software para transportadora possibilita que os cálculos sejam mais rápidos e precisos, diferentemente do que acontece quando se utiliza planilhas e outros recursos manuais.

De modo geral, essa tecnologia desempenha papel fundamental no cotidiano da empresa, deixando-a mais organizada, ágil e produtiva. Os resultados desse investimento são positivos, se revertendo em mais competitividade e rentabilidade.

Como a Bsoft pode contribuir com a qualificação da gestão de sua transportadora?

Conforme demonstrado, o uso de um programa desenvolvido especialmente para o universo das transportadoras pode contribuir significativamente para o seu processo de gestão da qualidade.

Com mais de 11 anos no mercado, desenvolvemos um software totalmente focado nesse setor. Nossa estrutura interna e nosso quadro de funcionários altamente capacitados em suporte, desenvolvimento e análise estão sempre à disposição de nossos clientes, que têm em mãos um programa completo e adaptável às suas necessidades.

Os diferenciais dos produtos oferecidos pela Bsoft

A transportadora que adquire um de nossos produtos tem acesso a uma tecnologia de ponta que evita redigitações, por meio de inúmeras integrações.

Em poucos cliques, o gestor tem acesso a dados importantes para a manutenção da qualidade de seu serviço, verificando com facilidade seus resultados, relatórios, médias e manutenções na frota.

Além disso, um dos nossos diferenciais é a qualidade e agilidade do suporte. Assim, para prestar sempre um atendimento de excelência, mantemos o foco nas necessidades do cliente, com módulos como Localiza Carga, iXML e Cobrança Eletrônica, trazendo mais competitividade ao seu negócio.

Neste artigo, apresentamos informações importantes sobre a gestão da qualidade no transporte. Conforme visto, para que uma transportadora cresça e solidifique seu espaço no mercado é preciso desenvolver um serviço de excelência, o que só se consegue por meio de uma gestão eficaz. Assim sendo, não perca mais tempo e comece a trabalhar essa questão agora mesmo em seu negócio!

Precisa de ajuda para gerir e organizar os processos em sua transportadora? Entre em contato com a Bsoft! Estamos prontos para ajudá-lo!

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.