(Last Updated On: 1 de dezembro de 2014)

Na última terça-feira (25/11) foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o mapa mural “Logística dos Transporte no Brasil” e confirmou a posição de São Paulo como o único estado que integra as cidades do interior à capital por uma vasta rede, incluindo rodovias duplicadas, ferroviais e a hidrovia do Tietê.

O maior aeroporto e o porto com a maior movimentação de cargas do país também estão instalados no Estado de São Paulo, nas cidades de Guarulhos e Santos respectivamente.

Outro dado importante destacado pelo IBGE é que a maior extensão de rodovias pavimentadas não duplicadas estão concentradas no noroeste do Paraná, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Distrito Federal e entorno, além do litoral da Região Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e Salvador.

O mapa também apontou os chamados “vazios logísticos”, onde a rede de transporte é quase que inexistente, no interior do Nordeste; no Pantanal e no interior da floresta amazônica (exceto no entorno das hidrovias Solimões-Amazonas e do Madeira).

Em relação ao transporte aéreo de cargas, mesmo esse modal sendo utilizado em pouco trajetos, o tráfego se concentra em apenas 10 pares de rotas em cidade, sendo que a rota São Paulo – Manaus é responsável por mais de 20% do total de carga transportada até 2010.

Fonte: Exame Logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.