Controle de pneus

Módulo do software Controle de Transportadoras gerencia a manutenção

Todo cuidado é pouco quando se trata de segurança nas estradas, principalmente porque no Brasil, as condições oferecidas aos motoristas não são das melhores.

Diretamente, são os pneus que mais sofrem as consequências de falta de manutenção das nossas rodovias. As empresas que fazem transportes de um polo a outro do país, podem encontrar dificuldades, até mesmo nas estradas que circundam as grandes capitais.

Segundo o Manual de Orientação Técnica da Goodyear:

O pneu, indiscutivelmente, é um dos itens mais importantes do caminhão. Trata-se de um componente que merece cuidados por parte do motorista. Motivos para que isso aconteça não faltam, pois quando a questão é medir os custos inerentes ao transporte rodoviário, ele se destaca como um dos principais itens na planilha dos profissionais do setor.

A lógica indica que quanto mais organizado e preocupado com o negócio é o transportador, maior é a sua atenção com os pneus, porque são os procedimentos indicados pelo fabricante que trazem resultados positivos imediatos em relação à obtenção de maior quilometragem durante a vida útil, tanto da banda de rodagem quanto da carcaça do pneu. Em resumo, cuidados e manutenção reduzem os custos do quilômetro rodado.”

A escolha do pneu certo representa maior economia e segurança para você e maior desempenho para os seus pneus.

Algumas dicas podem ajudar a conservá-los melhor, ainda segundo o site da Goodyear:

Reponha os pneus no carro por outros na mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante do automóvel;

Dentro da medida recomendada, verifique se o desempenho da banda de rodagem é compatível com seu tipo de veículo e o uso que você faz dele;

Verifique se o índice de carga e o símbolo são adequados para o seu tipo de veículo;

Evite a montagem de pneus de dimensões ou construções diferentes num mesmo veículo;

Nunca misture pneus radiais novos com pneus convencionais ou mesmo pneus reformados;

Quando da montagem de pneus novos, recomenda-se utilizar bicos e válvulas também novos.

Mas por que estamos falando de pneus aqui no blog da Bsoft?

Porque vem novidade por aí!

Estamos desenvolvendo um módulo avançado e muito mais completo de controle de pneus, no programa Controle de Transportadoras, onde será possível fazer o gerenciamento total do desgaste, registros de todo o histórico — inclusive as recauchutagens — tanto dos cavalos, quanto das carretas, de uma forma simples e gráfica.

Para usá-lo será necessário apenas definir quais os veículos que serão monitorados, porque o sistema calcula os desgastes com base nas viagens (em quilômetros).

O módulo é tão completo que contém ferramentas novas no mercado, até mesmo para as empresas que só trabalham com manutenção. Confira algumas das funcionalidades:

Localização: em que posição e veículo cada pneu se encontra

Rodízio: qual é a hora de trocar as posições

Vida útil: quantos kms faltam para a recauchutagem ou substituição

Oficinas: quem e quando reformou os pneus e tempo de garantia

Movimentação: histórico de movimentação do pneu, atrelado ao hodômetro

Despesas: custo de cada pneu, por km, por viagem, em caso de manutenção, etc

A ideia é que as telas sejam interativas e que o módulo gere gráficos de fácil identificação visual, para controle total dos pneus.

Estamos preparando telas interativas num sistema “arraste e solte” para que você possa, inclusive, simular o rodízio dos pneus e definir as melhores possibilidades para a sua transportadora.

Se quiser mais informações, consulte o nosso Departamento Técnico e aproveite para sugerir os aspectos que acha que são importantes dentro do módulo.

Segurança e funcionalidade, só na Bsoft!

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