(Last Updated On: 10 de Março de 2017)

Criada em 1956 por Malcom McLean, o contêiner é um equipamento cada vez mais importante para o comércio exterior. O relatório sobre o Brasil da Maersk Line, maior transportadora marítima do mundo mostra que a exportação por contêineres em janeiro obteve um aumento de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2014.

O contêiner é uma das maneiras mais seguras para o transporte de cargas. Além da redução dos custos logísticos, já que os contêineres podem ser transferidos rapidamente para diferentes modais de transporte, evitam-se acidentes e prejuízos comuns ao manuseio direto dos produtos, pois o contêiner é um recipiente construído de material resistente, destinado a propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez. Dotado de dispositivo de segurança aduaneira e devendo atender às condições técnicas e de segurança previstas pela legislação nacional e pelas convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, o contêiner é muito mais do que uma embalagem, pois sendo considerado para todos os efeitos legais como equipamento do veículo transportador, ele recebe uma série de vantagens e favores fiscais.

Além de serem usado para o transporte de produtos industrializados, passou a ser experimentado para transporte que antes era a granel, como é o caso de açúcar e soja. Cada contêiner é uma unidade de carga independente, com dimensões que seguem um padrão internacional. A medida adotada para indicar a capacidade é conhecida pela sigla TEU, que em inglês quer dizer Twenty feet Equivalent Unit (em português: unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

A Bsoft possui o módulo Contêiner para o Controle de Transportadoras. Este módulo permite ao usuário controlar detalhadamente as operações de transporte envolvendo o contêiner, pois nele estão incluídos cadastro de tipos de serviços, lançamento de viagem contendo campos para informações de remetente, destinatário, armador, despachante, booking, dead line, número de lacre e vários tipos de contêineres pré-cadastrados. Além destas funções, o Controle de Transportadoras permite que o Pedido de Contêiner seja importado para a tela de emissão de CT-e, carregando automaticamente os dados do transporte. Faça o download gratuito do nosso software e teste esta funcionalidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.