(Last Updated On: 31 de maio de 2017)

Para encerrar a nossa série sobre arquivos EDIs, nosso último post será sobre o DOCCOB, o formato de mensagem que informa os conhecimentos de frete e/ou notas fiscais de serviço de transporte a serem pagos.

 

Você pode se interessar também em ler:

Conheça o EDI e saiba mais sobre o padrão Proceda

EDI NOTFIS – Dados das notas fiscais

EDI CONEMB – Mensagem dos conhecimentos embarcados

EDI OCOREN – Arquivo de ocorrências

EDI PREFAT – Pré-fatura dos conhecimentos

 

EDI DOCCOB

O DOCCOB (documento de cobrança), tem como finalidade concentrar em um único arquivo, os dados relacionados ao pagamento dos serviços prestados, assim, o embarcador terá as informações do financeiro gerado a partir dos conhecimentos de transportes emitidos pelo transportador.

 

A utilização do DOCCOB vem como forma de substituir as faturas que eram enviadas anteriormente em forma de promissórias ou duplicatas, então dessa maneira, uma única fatura pode ser gerada, englobando todos os conhecimentos emitidos para o embarcador, gerando assim um único documento para pagamento.

 

É importante lembrar que o DOCCOB não substitui boletos, pois este arquivo EDI não gera nenhum vínculo com banco, e não é visto legalmente como uma forma de cobrança a uma empresa. Portanto, assim como os demais EDIs explicados anteriormente nesta série, nenhum destes arquivos é um documento oficial, ou comprobatório para qualquer finalidade. Estes formatos de mensagem foram criados apenas para estabelecer uma melhor comunicação entre os sistemas do embarcador e do transportador.

 

Isto posto, geramos este infográfico para revisar a utilização dos arquivos EDIs Proceda, e seus formatos de mensagens, acompanhe:

 

EDI - Electronic Data Interchange padrão Proceda

Formatos de mensagens EDI no padrão Proceda

 

Com isso, encerramos a nossa série sobre arquivos EDIs. Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre esse assunto. Se a sua empresa precisa começar a trabalhar com esse tipo de comunicação, a Bsoft possui o software ideal para a sua transportadora. O Controle de Transportadoras possui o módulo para geração de arquivos EDIs, além de já possuir mais de 300 integrações com as principais empresas do Brasil, confira algumas destas empresas clicando aqui.

 

Quer saber mais sobre o Controle de Transportadoras?

Acesse a página do nosso site onde estão todas as informações que você precisa sobre ele, clicando aqui. Caso precise de mais informações, nosso departamento comercial está a sua disposição para lhe ajudar no que for preciso.

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.