Dando continuidade na série de arquivos EDIs, que iniciamos há algumas semanas, hoje vamos falar sobre o terceiro formato de mensagem, utilizado para estabelecer uma comunicação mais eficiente entre transportador e embarcador, o  EDI OCOREN.

 

EDI OCOREN:

O OCOREN é a mensagem das ocorrências na entrega, que é gerada pelas transportadoras, para transmissão aos contratantes do frete (embarcadores), visando fornecer o status das entregas de mercadorias do embarcador aos seus clientes, para comunicar se a entrega foi efetuada ou se não foi, se houve alguma devolução, etc.

 

O ideal é que essa informação seja enviada o mais breve possível pela transportadora à embarcadora, pois através dela, normalmente são iniciados processos que afetam diretamente a Transportadora, tais como, a liberação do pagamento do frete, instruções para a reentrega, retirada ou devolução de mercadorias, e de outros processos internos da embarcadora, tais como, início da cobrança do cliente, por exemplo.

 

A transportadora, diante da necessidade de informar as ocorrências da entrega, pode optar em aprimorar a qualidade dos seus serviços, oferecendo encomenda monitorada aos seus clientes. Este opcional está cada vez mais em uso, para oferecer ao cliente uma melhor experiência e confiabilidade nos serviços prestados pela transportadora.

 

Através de aplicativos de encomenda monitorada, como o Localiza Carga, por exemplo, o transportador fará uso das ocorrências, que serão obrigatoriamente informadas no arquivo EDI OCOREN, e enviará para uma plataforma online, disponibilizando assim um link único e exclusivo para determinadas entregas; Dessa forma, o recebedor da carga poderá acompanhar de maneira online o andamento da entrega, sem precisar entrar em contato com a embarcadora ou transportadora, para obter o status ou posição de viagem.

 

Acompanhe no infográfico abaixo, o funcionamento do EDI OCOREN juntamente com um aplicativo de carga monitorada:
Como funciona o OCOREN

*O OCOREN não depende de aplicativo de carga monitorada para exercer a sua função normalmente

 

Com a utilização da comunicação sobre as ocorrências, via OCOREN, há uma maior confiabilidade entre embarcador e transportador, pois dessa maneira, há uma comunicação mais simples e direta no que se refere ao real status de viagem. Se a sua transportadora necessita de um sistema que comporte este procedimento, a Bsoft oferece o software Controle de Transportadoras, que proporciona a geração do arquivo OCOREN, entre outros arquivos EDI. E aliando este sistema ao Localiza Carga, sua transportadora poderá também fazer o envio de ocorrências para monitoramento do status da viagem em uma plataforma 100% online. Conheça agora mesmo as nossas soluções.

 

Se você ficou com alguma dúvida, você pode deixar o seu comentário logo abaixo. Será um prazer lhe ajudar. Fique atento nas nossas próximas postagens, onde daremos continuidade nesta série de arquivos EDI. O próximo formato de mensagem será o PREFAT.

 

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.