(Last Updated On: 20 de julho de 2011)

Como saber a hora certa de aderir às Redes Sociais

Parece que o Brasil tem vocação para os relacionamentos na internet.

Por aqui, ao contrário do resto do mundo, o Orkut fez mais sucesso e angariou usuários que acabaram aprendendo a usar o computador, através da plataforma. O Facebook já é febre e o Twitter, apesar de ser o mais estranho dos três, não fica atrás. Os blogs continuam sendo lidos e a cada dia surgem novos sites como Linkedin, Flickr,

E se atrai usuários… Atrai as empresas!

As principais marcas do mercado fazem parte da grande teia e criaram estratégias para lançamentos de produtos, não mais apenas pelos meios conhecidos, como propagandas, vinhetas e banners: montaram departamentos dentro do setor de comunicação para gerenciar as campanhas junto às redes, com promoções, avisos, anúncios e até mesmo ouvidorias.

E como saber se já é hora de participar das Redes Sociais?

Vamos tomar como exemplo, o caso da Bsoft e os passos que nos levaram a criar perfis:

  • Nosso sistema formal de comunicação com os clientes é o atendimento através do Help Desk. Através dele, são feitas as solicitações e enviadas as dúvidas e os pedidos de suporte técnico.
  • Contudo, sentimos falta, num determinado momento, de um espaço para falarmos detalhadamente sobre os produtos e as ferramentas integradas ao Controle de Transportadoras e ao Localiza Carga. Assim, criamos e implementamos o blog, na plataforma Word Press. Você está agora, dentro dele.
  • Uma coisa puxa outra… Então, nada mais natural do que avisar sobre as novidades por meios conhecidos e ágeis!
  • O terceiro passo foi criar a página da Bsoft no Facebook e no Twitter. Descartamos o Orkut por ser a plataforma que dá mais trabalho para ser gerenciada e menos visibilidade junto ao nosso público, particularmente.

Se você pretende inserir sua empresa nas Redes Sociais, precisa saber que a função delas é comunicar. A decisão deve ser pautada numa reflexão sobre a necessidade de conversar, de divulgar, de avisar, de relacionar-se com seus clientes e parceiros comerciais.

Reúna sua equipe e faça um rápido diagnóstico. Você pode basear-se nessas perguntas:

  1. precisamos de mais canais de comunicação com os clientes?
  2. como as pessoas são informadas das novidades de nossa empresa?
  3. há algum espaço para que os clientes, ou futuros clientes, façam perguntas?
  4. como agem os nossos concorrentes quanto à política de relacionamento com os clientes?
  5. se, eventualmente, forem criadas, (por quem, como e com que frequência) como as redes serão administradas?

Depois, é medir resultados e pensar em possibilidades.

E por falar nisso… Que tal nos adicionar no Facebook e no Twitter e enviar um comentário neste post deixando seu endereço?

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