(Last Updated On: 2 de fevereiro de 2018)

Nos últimos anos, foi possível perceber uma mudança interessante no perfil do consumidor, que passou a ser mais exigente e buscar por serviços mais qualificados. No setor de transportes, esse cenário colocou em evidência a terceirização logística, que tem sido uma opção constante das empresas do setor.

No entanto, a decisão de contratar ou não um parceiro logístico é muito séria e precisa ser precedida de muito estudo e pesquisa de mercado. Uma escolha errada pode representar sérios prejuízos à reputação e rentabilidade e, por isso, é preciso estar seguro e conhecer bem os prós e contras da terceirização.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema e está pensando em terceirizar processos logísticos em sua empresa, é imprescindível acompanhar este material! Reunimos as questões que você precisa analisar antes de firmar uma parceria. Acompanhe!

As vantagens da terceirização logística

Como empreendedor do ramo de transportes, é provável que você já tenha ouvido falar nos benefícios da terceirização e até esteja estudando a implementação dessa estratégia em seu negócio. Isso é normal, afinal, com a aprovação da recente lei da terceirização, o setor está crescendo e atraindo mais adeptos.

Mas você conhece os benefícios de investir na contratação de uma empresa prestadora de serviços logísticos? Confira a seguir como a sua transportadora pode se beneficiar:

Redução de custos

A logística é uma das áreas que mais consomem capital dentro de uma empresa. Em uma transportadora, esse gasto é ainda mais acentuado, uma vez que o foco de sua atividade é exatamente as operações logísticas.

Por outro lado, a contratação de uma empresa terceirizada para lidar com algum desses serviços é uma decisão que ajuda a controlar e reduzir seus gastos de maneira significativa.

Em resumo, com a terceirização você não precisa investir em aquisições e desenvolvimento de tecnologia e ainda reduz a mão de obra contratada. O resultado é uma transportadora funcionando de maneira eficiente, porém com os custos controlados.

Foco total em sua atividade principal

Não precisar se preocupar com outras responsabilidades que não sejam aquelas relacionadas à sua atividade principal é mais um benefício que merece destaque.

Ao terceirizar serviços logísticos, você transferirá à sua parceira toda a responsabilidade pelo serviço e poderá se dedicar exclusivamente ao seu trabalho, tendo mais foco e motivação para inovar e expandir sua atuação.

Uma transportadora pode, por exemplo, contratar um software de gestão e não precisar se preocupar com a burocracia e dificuldade de trabalhar com inúmeras planilhas, relatórios e controles manuais. Com isso, sem dúvidas, terá mais chances de competir e ganhar mercado.

Melhor qualidade do serviço prestado

Se unir a empresas experientes é uma opção que confere mais qualidade à sua atuação. Afinal, um parceiro logístico eficiente tem muito a contribuir com o seu dia a dia. Por isso, para atrair e fidelizar clientes mais exigentes, a terceirização pode ser fundamental.

Simplificação dos processos da empresa

O objetivo de todo empreendedor do ramo de logística é que seus processos sejam mais simples, rápidos e eficientes. Esses fatores são essenciais para o alcance de bons resultados e podem ser proporcionados com a terceirização.

Em geral, todo o negócio consegue operar de maneira mais simplificada e qualificada, reduzindo-se os erros em operações e o desperdício de recursos, sejam eles financeiros, sejam humanos.

As desvantagens da terceirização logística

Apesar das vantagens apresentadas, é importante que o empreendedor conheça os possíveis pontos negativos que essa escolha apresenta. Na verdade, conforme veremos, a maioria desses pontos está relacionada à escolha do parceiro logístico, e não da estratégia em si.

De qualquer modo, antes de investir em uma parceria na área de logística, é necessário conhecer essas desvantagens. Por isso, fique atento!

Dificuldade de encontrar parceiros qualificados

Com o crescimento da terceirização no país, inúmeras empresas de serviços logísticos se desenvolveram no mercado. Entretanto, nem todas prestam bons serviços e esse é um dos maiores desafios para os empresários do ramo.

Encontrar uma empresa séria e comprometida em contribuir com o crescimento de seu negócio não é tão simples e exige que você perca um bom tempo pesquisando e avaliando propostas.

Alta variação de preços entre as empresas

Outro ponto negativo com o qual você pode se deparar ao procurar uma empresa terceirizada é a alta variação de preços no mercado. Isso acontece, principalmente, em razão de diferenças dos serviços e produtos ofertados.

Certamente, você encontrará empresas que cobram bem abaixo da média e também as que cobram acima desse valor. O importante é avaliar com atenção o custo e os diferenciais que a empresa oferece, afinal, nem sempre o barato é a melhor opção.

Queda do ritmo de trabalho em razão da empresa terceirizada

Essa desvantagem possui relação com a primeira apresentada e, na verdade, diz respeito à queda de qualidade e produtividade quando se contrata uma empresa sem experiência e qualificação exigida.

Mais uma vez, escolher com atenção é fundamental e evita que esse tipo de situação ocorra em sua transportadora. Existem excelentes prestadores de serviços logísticos, com produtos inovadores e, realmente, eficientes. Por isso, procure com atenção e fique atento a todos os pontos que podem afetar seu rendimento.

Diferenças de cultura entre as empresas

Cada negócio tem um modo de funcionar, ou seja, uma cultura organizacional. Desse modo, é possível que a empresa terceirizada tenha valores e estratégias diferentes da sua, o que pode gerar um choque entre os dois negócios.

Entretanto, é interessante mencionar que esse problema pode ser evitado se, antes de assinar contrato, você pesquisar e avaliar o modo de agir e pensar da sua futura parceira. Dê prioridade àquelas que trabalham com o mesmo foco que sua empresa e que tenham visão ética e responsável em relação ao consumidor final.

Conseguiu entender todas as vantagens e desvantagens da terceirização logística? Conforme mencionado, essa é uma forte tendência para os próximos anos e, apesar dos pontos negativos, é possível fechar um bom contrato, desde que se invista em pesquisa de mercado para encontrar a empresa ideal. Por isso, não perca mais tempo! Estude e conheças as principais demandas de sua transportadora e vá em busca de uma parceria de sucesso!

Gostou deste material e quer acompanhar de perto as novidades para o setor de logística? Então, siga nossos perfis no FacebookTwitterLinkedIn para mais conteúdos!

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

2 Comments

  1. Precisamente o que eu procurava, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.