Com a crescente modernização das operações de transportes, vários tipos de fretes e serviços foram surgindo no mercado. A partir disso, novos termos foram sendo criados para definir tais operações. Hoje, vamos trazer alguns destes termos e explicar o que é, e para que serve cada um destes. Acompanhe conosco.

 

Tipos de Fretes e Serviços:

 

    • Normal

Para explicarmos os demais tipos de fretes e serviços, primeiramente precisamos partir deste princípio. Um frete de modalidade “normal”, é aquele cujo a transportadora coleta a mercadoria no remetente e a entrega no destinatário, não havendo nenhuma segunda ou terceira transportadora envolvida. É o tipo de serviço mais comum praticado pelas transportadoras, e nesta operação devem ser aplicados os impostos designados para o tipo de regime da empresa, ou conforme legislação do estado.

 

    • Subcontratação

A subcontratação ocorre quando a transportadora opta em não utilizar de meios próprios para realizar uma entrega, e contrata uma outra transportadora para realizar o transporte. Com prazos de entrega cada vez mais apertados e um mercado cada vez mais competitivo, é comum realizar esta prática para garantir que haja uma entrega eficiente, além de expandir as rotas de entrega, o que consequentemente, resulta na conquista de novos clientes. Algumas empresas que se encaixam nesta modalidade, dispensam o uso de CT-e, exceto se exigido este documento pela empresa contratante, ou podem também emiti-lo sem incidência de impostos. Para verificar se a sua empresa se encaixa nesta situação, é necessário consultar um contador.

 

    • Redespacho

O Redespacho pode parecer semelhante à Subcontratação, mas tem suas particularidades. Por exemplo: enquanto no transporte subcontratado, a transportadora principal contrata uma segunda transportadora para realizar o mesmo trajeto que faria, de A até B, no transporte do tipo Redespacho a transportadora principal contrata uma segunda transportadora para realizar o trajeto de B até C, pois a primeira transportadora, e principal, realizará o trajeto A até B. Ou seja, a transportadora principal realiza o trajeto de A até B, e o redespacho realiza o trajeto de B até C. Para casos onde há mais trajetos sob responsabilidade de outras transportadoras, cabe o caso a seguir.

 

    • Redespacho Intermediário

O Redespacho Intermediário se aplica para transportadoras que não coletaram o material na origem, recebendo-o de outra transportadora, e não entregarão no destino, expedindo-o para uma terceira transportadora. Por exemplo, uma primeira transportadora será responsável pelo trajeto A – B, o redespacho intermediário será responsável pelo trajeto B – C, e uma terceira transportadora será responsável pelo trajeto C – D ou seu destino final.

 

    • Vinculado a Multimodal

Em uma outra postagem, falamos sobre o que é CT-e Multimodal e CT-e Vinculado a Multimodal (clique aqui para ler na íntegra), mas vamos relembrar o que é e para que serve. O CTe Vinculado a Multimodal é usado em operações cuja transportadora é contratada por um OTM, para realizar o transporte em um dos modais que serão utilizados em todo o transporte de determinada mercadoria.

 

Além destes tipos de serviços, há também os tipos de frete bastante conhecidos pelas transportadoras:

 

    • Frete CIF

CIF é a sigla para Cost, Insurance and Freight, que em português, significa Custo, Seguro e Frete. Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria.

 

    • Frete FOB

A sigla FOB significa Free On Board, e em português pode ser traduzida como “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria.

 

 

Em todos estes tipos de Fretes e Serviços, cabe ao emissor do documento, com a devida orientação do(a) contador(a) responsável, designar a tributação correta a cada uma destas operações. A Bsoft proporciona a emissão de CT-es em qualquer uma destas situações através de seus emissores CT-e Prático e Controle de Transportadoras. Se você ainda não conhece nossos sistemas, entre em contato com nosso departamento comercial via chat online ou telefone e comece a usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.