Você já ouviu falar em agenciamento de cargas? A logística tem se apresentado como uma área essencial para o crescimento empresarial mas, também, pode representar um custo elevado se decisões e escolhas inteligentes não forem tomadas.

O transporte, por exemplo, é uma atividade complexa e repleta de detalhes a serem conferidos. Por isso, nem sempre manter uma frota de veículos e cuidar de toda a operação é vantajoso e é nesse contexto que surge a figura do agenciador de cargas.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto e queira se informar melhor sobre as vantagens de se apostar nessa parceria, não deixe de acompanhar o post de hoje! Fique atento e faça uma boa leitura!

O que é agenciamento de cargas?

O agenciador de cargas, não raras vezes, tem seu trabalho confundido com o prestado pelas transportadoras. Muitas empresas não compreendem exatamente o tipo de trabalho por ele executado e até mesmo quem atua no setor de transporte pode se sentir confuso.

Por isso, a primeira informação relevante a passar é que, na maioria das vezes, uma empresa ou pessoa física agenciadora não é o proprietário dos veículos que executam o transporte. Na verdade, ele é o responsável por organizar, integrar e gerir todas as etapas dessa operação.


Em outras palavras, estamos falando de uma empresa que atua na intermediação da transportadora com as empresas e zela pela integração dos modais de transporte utilizados com o intuito de assegurar que a mercadoria chegue ao destino final de maneira rápida e segura.

Então, o agenciamento de cargas é uma maneira de tornar o processo mais eficaz. Com o auxílio de uma empresa ou pessoa experiente e qualificada, a transportadora mantém um bom diálogo com seus clientes e encontra o cenário ideal para crescer.

É interessante observar que as pequenas e médias transportadoras são as maiores beneficiadas com essa parceria. Como elas não possuem um fluxo estável e constante de trabalho, ter um contrato com essas empresas ajuda a ampliar seu campo de atuação e, consequentemente, sua carteira de clientes.

Como funciona o trabalho de um agenciador?

Conforme dito, o agenciamento de cargas é executado por uma empresa de intermediação que se responsabilizará por inúmeras etapas do transporte de cargas. No entanto, para que tudo saia conforme o esperado, esse agenciador deve ter em mãos o maior número de informações possíveis sobre a mercadoria a ser transportada, distribuída ou armazenada.

Assim, essa empresa recebe esses dados e começa a trabalhar para otimizar as rotinas de transporte ou até mesmo criar uma nova, de maneira que tudo de se encaixe perfeitamente e se alcance uma logística de alta performance.

O plano de agenciamento ideal leva em consideração inúmeros fatores, como:

  • tipos de mercadoria;
  • volume a ser transportado;
  • prazos de estufamento de contêiner;
  • modais de transporte;
  • endereço de entrega da mercadoria;
  • prazos de entrega;
  • existência ou não de armazenamento ou distribuição;

Além disso, é interessante ressaltar que todo o trabalho de um agenciador se baseia em 4 pilares, a saber:

  1. relacionamento próximo com transportadoras e operadores de carga;
  2. bom relacionamento com embarcadores, permitindo melhores negociações;
  3. uso de recursos tecnológicos para produção e análise de dados do transporte;
  4. experiência para lidar com os desafios e exigências do transporte de cargas.

Como o agenciamento de cargas pode ajudar a sua transportadora?

Agora que você já compreendeu o tipo de trabalho executado por uma agenciadora de cargas, deve ter percebido que ela pode ser uma das grandes parceiras de sua transportadora.

O setor de transportes está em expansão, com diversas empresas atuando nesse ramo. Isso exige que cada uma delas encontre o seu diferencial e entregue aos seus clientes um serviço de alta qualidade.

Portanto, a contratação do agenciamento de cargas pode ser uma opção inteligente para se destacar em meio aos concorrentes, além de gerar diversos impactos positivos em seu negócio, como:

Traz mais segurança para sua empresa

Diante da tamanha complexidade dos processos de transporte, não há dúvidas de que contar com uma assessoria especializada traz mais segurança para sua transportadora.

Com todo o know-how e experiência para lidar com essa atividade, suas entregas serão mais rápidas, seguras e dentro de um padrão de qualidade importante. Ou seja, a transportadora atua de maneira mais segura e planejada.

Gera economia de recursos

Não se pode deixar de enfatizar que esse tipo de parceria proporciona uma economia de recursos significativa. O custo-benefício de fazer um agenciamento de cargas é muito interessante, principalmente em relação ao uso de tecnologias.

Obviamente, os bons softwares utilizados para traçar e gerir as rotas e a contratação de mão de obra especializada demandam investimento. Mas, tudo isso fica sob a responsabilidade da empresa agenciadora e seu negócio pode redistribuir esse capital em áreas mais estratégicas.

Traz mais agilidade ao fluxo de atividades

As agenciadoras de cargas planejam em detalhes toda a operação de transporte e, por isso, as atividades são desempenhadas com muito mais agilidade. Além disso, o planejamento evita diárias e multas e reduz a parte burocrática a ser enfrentada pelas transportadoras.

Contribui para uma distribuição eficiente

Toda a etapa de distribuição das mercadorias é executada pela agenciadora e sua empresa pode se dedicar a outros aspectos do transporte. Frisa-se que é realizada uma análise precisa dos modais disponíveis e confeccionado um planejamento personalizado para cada tipo de carga.

Tudo isso, além de tornar a distribuição mais rápida, faz com que ela seja mais econômica. Como você sabe, isso contribui para que o valor do frete seja reduzido e atraia ainda mais clientes para sua transportadora.

Conforme visto, o agenciamento de cargas é um serviço executado por pessoas ou empresas que possuem uma larga experiência nos processos relacionados ao transporte de cargas. Contar com essa assessoria pode ser o grande diferencial de sua transportadora, pois o ajudará a executar entregas planejadas, eficientes, seguras e mais econômicas. Ou seja, sua transportadora estará atendendo às principais demandas do mercado.

Gostou do post de hoje e quer ficar sempre informado sobre as novidades sobre transportes, tecnologia e tendências de mercado? Então, siga a nossa página no Facebook e no Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.