O deputado federal Remídio Monai (PR) anunciou que vai entrar com requerimento na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara Federal, para a criação de uma caravana com o objetivo de conhecer e observar in loco como está a situação das rodovias que cortam a Região Norte.

Segundo explicou, durante o programa Agenda Parlamentar da Rádio Folha 1020 AM no dia 16 de setembro, a previsão é que a viagem dure em torno de dez dias e ocorra no mês de outubro. “Eu conversei com o presidente da Comissão [deputado federal Valadares Filho] e os membros estão dispostos a fazer essa viagem, saindo de Manaus [AM]. Nós vamos debater isso na Comissão e de lá vai ser definida a data que vai ser”, explicou.

O parlamentar ressaltou que previamente a esse debate deve conversar com representantes do Estado para que façam parte do projeto. “Vou entrar em contato com o presidente da Assembleia Legislativa [deputado estadual Jalser Renier] essa semana e fazer um contato com as entidades que atuam na área da infraestrutura, membros da imprensa, membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e fazer uma caravana”, acrescentou.

RODOVIAS

Conforme Remídio Monai, um dos principais motivos da convocação é mostrar a trafegabilidade da BR-319, que liga as cidades de Manaus a Porto Velho (RO). “Uma das coisas que eu quero mostrar é que a BR-319 está trafegável. Hoje dá para ir para Brasília ou São Paulo de carro, o que a gente não podia antes, porque ficou 30 anos fechada. Hoje, ainda que precariamente, com ponte de madeira e estrada de chão, a população pode sair com o seu automóvel. Não precisa ser traçado, nem nada, já dá para sair daqui e ir”, explicou.

Além disso, o parlamentar informou que a premissa da viagem é seguir do acesso da BR-319 até a BR-330, conhecida como a Transamazônica, até Macapá (AP). “Com os representantes do DNIT nessa viagem, vamos aproveitar para fazer um relato desse trajeto e assim conseguir observar de fato como estão as condições de acesso à Região Norte, e assim elaborar políticas públicas que possam colaborar no desenvolvimento desses estados”, frisou.

 

Fonte: NTC&Logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Quer ficar por dentro de tudo sobre + transportes?