Um bom planejamento é fundamental para se ter uma boa logística na empresa. A logística é o “gargalo” de muitas empresas, principalmente para as pequenas e médias por envolver assim altos custos, prazos e até mesmo perdas de clientes. Para que possa definitivamente transpor a essa barreira é interessante se ter um planejamento detalhado, além de várias ações efetivas para melhorar os pontos críticos identificados.

Uma forma de detectar estes pontos críticos é fazer uma lista com os pedidos que a sua empresa recebeu nos últimos meses. Pontue estes pedidos em um mapa da sua região, colocando o nome do cliente, o valor do pedido, a data do mesmo, o prazo solicitado e o prazo real da entrega. Diante do mapa, calcule a distância entre a sua empresa e cada um dos clientes, a importância dos pedidos e a diferença entre o prazo prometido e o real. Comece a desenhar seu plano a partir daí. Você perceberá que a sua empresa tem um raio de entrega em que ela consegue manter a qualidade e os prazos que o cliente deseja. Para os clientes de fora desse raio será necessário buscar outras soluções.

É importante avaliar também, que alguns pedidos podem não compensar o custo da entrega e nestes casos, você pode negociar com o cliente a contratação de uma distribuidora. Geralmente o ideal é fazer com os clientes fieis, aqueles que compram com frequência.

Não deixe o cliente arcar com esses gastos sozinhos, a melhor maneira é pagar o total ou dividir os custos, deixando sempre claro ao cliente o que está acontecendo.

E por fim, tenha um bom diálogo com a empresa contratante e lembre-se que juntos vocês podem oferecer qualidade no serviço prestado, satisfação ao cliente e fidelidade do mesmo.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Eduardo Bom Angelo.

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