Controle de Transportadoras está pronto com o novo pacote da Receita Federal

Em dezembro de 2011, a Secretaria da Fazenda brasileira liberou uma série de ajustes relacionados ao documento fiscal Conhecimento de Transporte Eletrônico, o CT-e, que você já conhece e usa em sua transportadora.

A medida teve como objetivo corrigir algumas falhas e tapar alguns “buracos” que só poderiam ser encontrados na prática com o próprio uso do CT-e pelas empresas e registros de reclamações, ou dúvidas por parte dos usuários junto à Receita Federal.

As alterações foram propostas e atualizamos o Controle de Transportadoras para se adequar a legislação vigente, tornando-o preparado para atender as especificações técnicas propostas pelo governo.

O que foi modificado?

Bem… Muita coisa, mas você pode ficar tranquilo porque é nosso trabalho facilitar a sua vida.

Gostaríamos de salientar que toda empresa de softwares que se propõe a um trabalho sério, como nós aqui da Bsoft fazemos, está sempre em contato com as novas tecnologias, inclusive, sugerindo modificações para a melhoria de sistemas.

E isso é feito através do retorno que recebemos de nossos clientes, seja através do Help Desk, seja pelo atendimento telefônico da nossa Equipe de Suporte.

Selecionamos uma lista das principais modificações, para que você tenha conhecimento das alterações no software:

• Inclusão do suporte a contingência para as Sefaz Virtuais (RS e SP);

• Criação de campos para informação de data/hora e justificativa para entrada em contingência;

• Criação do grupo de informações com dados da cobrança (fatura e duplicatas) para utilização pelo transportador que entender ser vantajoso junto ao relacionamento com o cliente tomador do serviço. Ao ser gerado o faturamento especificamente para o CT-e emitido, os dados da fatura são transmitidos também no seu XML;

• Alteração no grupo de informações dos impostos, com a especialização de grupos para quando a responsabilidade do recolhimento do ICMS atribuído ao tomador ou terceiro por substituição tributária (ICMSST), e para quando o ICMS devido para a UF de origem de prestação quando diferente da UF do emitente (ICMSOutraUF), e para o Simples Nacional (ICMSSN);

Nesse ponto é importante observar que foram alterados os códigos de Situação Tributária de 80 para 60 – (Recolhimento do ICMS atribuído ao tomador ou ao 3º previsto por ST) e de 81 para Outra UF (ICMS devido à outra UF)

• Alteração do RNTRC para aceitar somente o novo código de 8 dígitos (empresas recadastradas junto à ANTT);

• Envio do CIOT – Código Identificador da Operação de Transporte (Conta Frete, também conhecida como Carta Frete Eletrônica). Anteriormente era necessário também informar o código nos dados adicionais do CT-e, agora existe um campo específico para informação desse código;

• Criação de campo para informar o modelo da Nota Fiscal relacionada ao Remetente, somente serão aceitas notas no modelo 01/1A, 04 – Produtor, NF Avulsa;

• Alteração para aceitação de “ISENTO” na Inscrição Estadual do proprietário do veículo.

• Verificação do Dígito de Controle das chaves de acesso das NF-e´s transportadas, trazendo mais segurança à geração do CT-e;

IMPORTANTE: O prazo de cancelamento do CT-e foi reduzido de 60 dias para 7 dias.

O que você precisa fazer para ter o seu software atualizado?

Nada! As atualizações continuamente propostas realizam isso automaticamente e é claro que, em caso de dúvida, você pode contar com o nosso Suporte, sempre que precisar!

Bsoft: trabalhando por você!

Voltar ao blog

Voltar ao site da Bsoft

2 Comments

  1. Ribeiro disse:

    Parabéns a BSOFT por deixar seu software constantemente atualizado. Dessa forma nós clientes não precisamos ficar nos preocupando com essas novidades do governo.

  2. Gostaria de deixar nossa satisfação em trabalhar com a Bsoft, sempre atende os clientes prontamente e dá todo suporte necessário. Para a Transportadora Bonessi e seus parceiros, a Bsoft é um Controle de Transportadoras excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Quer ficar por dentro de tudo sobre + transportes?