Você tem dúvidas se a ordem de coleta é obrigatória? Já a emitiu por receio de ser multado? Preparamos este post para que você fique por dentro do que é ordem de coleta, e principalmente se ela é obrigatória no seu estado.

 

A Ordem de Coleta de Cargas, modelo 20, é um documento de transporte emitido por quem executa serviço de retirada da carga no remetente e é usada para registrar o trânsito ou transporte intramunicipal da carga coletada, do endereço do estabelecimento remetente até o endereço do transportador.

Leia também:

Conheça os diferentes tipos de documentos fiscais eletrônicos

Saiba como o seu contador pode te ajudar

MDFe 3.0 – O que irá mudar com a nova versão?

Saiba tudo sobre a obrigatoriedade do CEST + eBook gratuito

 

A ordem de coleta é obrigatória?

A emissão da Ordem de Coleta não é obrigatória na grande maioria dos estados brasileiros e emiti-la é uma opção de quem irá realizar o transporte de carga do remetente até o seu próprio estabelecimento, onde reorganizará a distribuição da carga entre a sua frota. A ordem de coleta acobertará as operações apenas em prestações de serviços municipais, o que não isenta o transportador de emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico, com todas as informações da operação de prestação de transporte de carga.

 

Em quais estados a ordem de coleta é obrigatória?

Apenas os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás possuem legislação própria, que estipula a emissão de ordem de coleta de cargas para o recolhimento da mercadoria no remetente. Nos demais estados, a emissão é dispensada ou facultativa

É necessário salientar que a ordem de coleta de carga é um documento de uso restrito no percurso entre o endereço do remetente ao endereço da transportadora e não substitui o CTe (conhecimento de transporte eletrônico).

Também é importante ressaltar que uma segunda opinião de um profissional fiscal, como seu contador por exemplo, deve ser verificada antes de optar em emitir ou não a Ordem de Coleta de Cargas. Somente um especialista no assunto pode orientar de forma correta como agir segundo a legislação do seu estado.

 

Sistema para emissão de ordem de coleta

Para gerar a ordem de coleta de cargas, é necessário possuir um sistema TMS, como o Controle de Transportadoras, software voltado para operações de transporte de cargas, como Emissão de CTe, emissão de MDFe, controle de viagens e fretes, acerto com motoristas, controle de manutenções e despesas do veículo, controle de multas, pneus e uma infinidade de funções.

 

Conheça o Controle de Transportadoras e baixe gratuitamente para testar. Nossa equipe de suporte está esperando pelo seu contato para lhe ajudar no que for preciso.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo para que possamos te responder. :)

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.