Hoje, na série sobre arquivos EDI, nosso penúltimo post será sobre o EDI PREFAT. Este formato de mensagem dificilmente é usado, pois muitas empresas utilizam apenas o DOCCOB – que falaremos na próxima semana – como única forma de comunicação sobre pagamento. Conheça a utilidade deste tipo de arquivo.

 

Leia também:

Conceito EDI e padrão Proceda

EDI NOTFIS – Conheça o primeiro formato de mensagem Proceda

EDI CONEMB – Arquivos dos conhecimentos embarcados

EDI OCOREN – Mensagens de ocorrências

 

EDI PREFAT

Como todos os EDIs no padrão proceda, o nome do formato de mensagem é intuitivo, sendo assim, é fácil presumir que o PREFAT refere-se a um documento de pré-fatura. Este arquivo é gerado pelo embarcador que contratou determinado frete, onde ele listará quais documentos poderão ser faturados.

 

Ainda no PREFAT, o embarcador envia para a transportadora as informações sobre os valores das prestações de serviço de transporte, a fim de que haja uma prévia conferência antes da emissão definitiva da fatura de frete. Informações estas que são baseadas nos conhecimentos emitidos, ou no CONEMB enviado anteriormente pelo transportador.

 

Podemos dizer que o PREFAT é basicamente um “espelho de fatura”, que informará à transportadora quais os conhecimentos e/ou notas de serviço de transporte que estão liberados para faturamento e pagamento.

 

O EDI PREFAT é tão pouco utilizado, devido ao fato de que o controle sobre os pagamentos, geralmente é feito pelas próprias transportadoras, que utilizam o DOCCOB para comunicar a embarcadora sobre os pagamentos que devem ser feitos.

 

Na próxima semana, na nossa última postagem desta série de arquivos EDI, falaremos detalhadamente sobre o DOCCOB. Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, ou sobre assuntos anteriores dessa nossa série, deixe o seu comentário abaixo para que possamos lhe ajudar.

 

 

 

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Quer ficar por dentro de tudo sobre + transportes?