(Last Updated On: 29 de Maio de 2018)

Você já parou para pensar em como a gestão de frete pode ajudar sua empresa a crescer? Muitos empreendedores do ramo de transportes não dominam técnicas de gestão e isso pode dificultar o crescimento e solidificação do negócio.

Por ser uma etapa logística fundamental e que abrange as extremidades da cadeia de produção — fornecedor e cliente —, é essencial que a transportadora consiga executar um frete eficiente, seguro e, claro, rentável.

Por isso, preparamos um post que trata dos benefícios que uma boa gestão de frete pode proporcionar. Quer aprender? Continue com a leitura!

Gestão de frete: o que é e como funciona essa estratégia?

Antes de aprender a fazer uma boa gestão de frete, é importante entender em que consiste essa estratégia. Em geral, estamos falando das ações que têm o objetivo de tornar o armazenamento, a circulação e a distribuição das mercadorias mais eficientes. A intenção é melhorar todo o processo, gerando economia e aumentando a qualidade do transporte de cargas.

Quem é dono de uma transportadora sabe que essa é a chave para o sucesso. Afinal, sua função é entregar as mercadorias com eficiência, é isso que atrai novos clientes e aumenta a credibilidade e confiança em sua empresa.

Portanto, por meio de softwares e estratégias inteligentes, o gestor amplia seus resultados. Ele aumenta o controle sobre os processos, minimiza os riscos do transporte de cargas, reduz o desgaste dos caminhões e aumenta os lucros obtidos com cada frete.


Como fazer uma boa gestão de frete?

Fazer uma boa gestão de frete nem sempre é uma tarefa simples, especialmente quando não se tem o apoio de recursos adequados. Sendo assim, é importante que o gestor pesquise e contrate um bom software de gestão para transportadoras.

Isso é essencial para organizar melhor seu negócio, assegurar sua regularidade fiscal, manter as obrigações trabalhistas em dia, controlar seus gastos e receitas e estreitar os laços com seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Contudo, isso não é o suficiente! É muito importante que você saiba executar alguns processos essenciais, como:

  • definir o custo diário com cada caminhão;
  • precificar o frete corretamente;
  • planejar rotas eficientes;
  • estruturar seu fluxo de mercadorias — levando em consideração a localização dos clientes;
  • ter um calendário de manutenções dos veículos;
  • adotar estratégias eficientes de carga e descarga das mercadorias;
  • investir em gestão de riscos.

Quais os principais benefícios para sua transportadora?

Para sobreviver em um mercado tão competitivo, a transportadora deve se esforçar para aprimorar rotinas e processos. Afinal, o maior diferencial que você pode oferecer é uma entrega rápida, de qualidade e dentro das normas estabelecidas em lei.

Porém, caso ainda tenha dúvidas se investir em gestão de frete seja a melhor opção para seu negócio, é importante prosseguir com a leitura. Nós selecionamos as principais vantagens dessa estratégia e apresentaremos a seguir. Acompanhe!

1. Centralização do controle dos processos

Como você sabe, a administração de uma transportadora é complexa e repleta de detalhes a serem conferidos diariamente. Por isso, a gestão de fretes — em especial com o auxílio de um software de gestão — é uma maneira inteligente de melhorar o controle sobre as atividades executadas na empresa.

Ao organizar melhor as rotinas da transportadora e conhecer os processos que são executados em cada viagem, o gestor tem um controle maior sobre a atividade e, desse modo, evita a ocorrência de erros e de prejuízos que impedem o crescimento da companhia.

2. Entregas mais rápidas e eficientes

Pode parecer repetitivo, mas é sempre bom lembrar que a agilidade na entrega é o seu grande diferencial no mercado. Afinal, os consumidores contemporâneos são exigentes e demandam das empresas uma entrega cada vez mais rápida.

Ao contratar a sua empresa de transportes, o cliente espera que você atenda a essa exigência de mercado e contribua para a conquista da satisfação do consumidor final. Assim, apostar em gestão de frete é uma maneira de conquistar destaque no mercado e ampliar seus contratos.

3. Análise de dados precisa e coerente

Uma máxima do universo corporativo contemporâneo é que os dados são o novo petróleo. E o que isso quer dizer? De maneira resumida, as empresas precisam valorizar as informações e os dados que dispõem e utilizá-los para embasar suas decisões e estratégias de mercado.

Então, quando você faz a gestão de frete, tem à sua disposição um banco de informações valioso. Todos esses dados podem contribuir de maneira significativa para que monte a sua tabela de frete, encontre as falhas nos processos e planeje maneiras de superá-las.

4. Maior controle financeiro

A gestão financeira é um dos maiores desafios de um empreendedor, principalmente quando ele não possui formação na área. Porém, o desafio não é impossível de ser superado. Ao contrário disso, por meio de uma boa gestão de frete, a transportadora consegue se tornar financeiramente saudável e isso é alcançado com organização e planejamento.

Entenda melhor: ao conhecer seus gastos fixos e variáveis, calcular o valor do frete adequadamente, recolher os impostos dentro do prazo e organizar as entradas e saídas do caixa, a transportadora alcança um nível de organização financeira ideal. Com isso, manter-se rentável e produtiva é um objetivo perfeitamente possível de ser alcançado.

5. Redução de gastos eficiente

Qual empreendedor não gostaria de reduzir os custos de seu negócio, não é mesmo? Diminuir os gastos é uma maneira de aumentar o lucro, mas isso só acontece quando o processo é executado de maneira estratégica.

Aliás, em uma empresa de transportes, a maneira mais rápida, segura e eficiente de cortar gastos é por meio da gestão de fretes. Isso ocorre porque essa estratégia garante ao gestor uma visão mais ampla da empresa, dando a ele informações sobre gargalos e processos que geram prejuízos e desperdícios.

Dessa maneira, de maneira inteligente e totalmente planejada, é possível retirar alguns gastos que não trazem benefício à empresa e, ainda, eliminar desperdícios que, sem um controle eficiente dos processos, não seriam identificados.

Chegamos ao final deste material e o que podemos concluir é que fazer uma boa gestão de frete é essencial para o sucesso de sua transportadora. Conforme visto, essa estratégia traz grandes benefícios e um empreendedor inteligente deve aproveitar essas oportunidades. Portanto, não perca mais tempo e comece a colocar em prática o que aprendeu!

Gostou do post e quer acompanhar mais informações sobre gestão de transportadoras? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.