(Last Updated On: 1 de novembro de 2017)

Há alguns meses, anunciamos que a CNH (carteira nacional de habilitação) passaria a vir com o QR-Code, a fim de combater fraudes que envolvem este documento. Desde o mês de maio, todas as CNHs passaram a vir com este código. (Leia a matéria na íntegra clicando aqui). A partir deste projeto, foi dado início à CNH Digital também conhecida por CNH-e, carteira nacional de habilitação eletrônica. Neste post, iremos explicar todos os detalhes sobre a CNH-e ou CNH Digital.

O que é a CNH-e?

A CNH Digital é a versão eletrônica da CNH comum, e possui o mesmo valor jurídico da impressa, porém, com ainda mais vantagens que proporcionam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade. Ela permite uma fácil validação eletrônica do documento, pois a partir do aplicativo desenvolvida pela SERPRO, através do QR-Code da nova CNH, este aplicativo armazenará todas as informações da versão impressa.

Qual a utilidade da CNH Digital?

A versão digital visa beneficiar os motoristas, visto que é muito comum que o condutor nem sempre esteja de porte da sua carteira de habilitação. Com o uso do aplicativo, a apresentação da versão impressa será dispensada. A CNH eletrônica terá o valor normal do documento impresso quando apresentada via aplicativo.

Onde posso baixar o aplicativo?

A versão Beta foi retirada do ar pelo SERPRO no final de agosto para evitar dúvidas dos usuários com relação ao ambiente de download, mas em breve o download poderá ser realizado através através das lojas oficiais da Apple e Android. As telas demonstrativas podem ser encontradas no site da CNH Digital. A estimativa é que aplicativo esteja funcionando em todo o país a partir de fevereiro de 2018.

Como utilizar o aplicativo?

  • Cadastro – Primeiramente será necessário efetuar o cadastro no órgão responsável para poder iniciar o uso do aplicativo. Este cadastro poderá ser feito de duas maneiras:
  1. o usuário poderá solicitar o cadastramento nas agências do Detran, informando o seu e-mail;
  2. o usuário poderá realizar o seu próprio cadastro no portal de serviços do Denatran, esta versão requer o uso de certificado digital. Portanto, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permita o uso de certificado.
  • Confirmação – Em ambos os casos, para ativar o cadastro, será enviado um link para o e-mail informado. Depois, basta logar no aplicativo pelo aparelho que deseja ter a CNH Digital.
  • Código PIN – No primeiro acesso, será necessário criar um PIN (senha de 4 dígitos) para armazenar seus documentos com segurança. Este PIN precisará ser informado para que seja possível visualizar seu documento, garantindo a segurança da utilização deste recurso.
  • Bloqueio – Em caso de perda ou roubo do celular, será necessário fazer um bloqueio para impedir o uso do documento, bloqueio este que poderá ser feito pelo portal de serviços do Denatran.

Como funcionará o aplicativo da CNH Digital?

Através do QR-Code que consta na nova CNH, o app armazenará todas as informações do documento original, como foto, dados do motorista, validade da CNH, observações, etc. Através do aplicativo, também será possível compartilhar o documento por e-mail ou WhatsApp. No futuro, o motorista também poderá conferir no aplicativo a pontuação de infrações cometidas e ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer, informou o Ministério das Cidades.

 

Alguns estados já deram início ao projeto, entretanto, nacionalmente, ainda não se pode utilizar o CNH Digital como documento comprobatório. A versão impressa ainda é a única válida oficialmente.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo para que possamos lhe ajudar.

 

É autorizada a reprodução total ou parcial, sem fins lucrativos do conteúdo deste canal de notícias, desde que citada a fonte Bsoft
Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.