(Last Updated On: 16 de março de 2020)

Apostar em recursos tecnológicos é, de fato, uma estratégia eficiente para o sucesso de uma transportadora. Afinal, cada negócio tem particularidades quanto às suas necessidades de ferramentas de gestão e automação. Neste post, falaremos melhor sobre os sistemas Bsoft, que são desenvolvidos por profissionais altamente capacitados e projetados especialmente para o setor de transportes.

Caso ainda não conheça os produtos e esteja pensando em modernizar os processos em seu negócio, não deixe de conferir os tópicos a seguir. Você conhecerá as principais funcionalidades e entenderá como os sistemas Bsoft podem agregar valor à sua transportadora!

Quando a sua empresa precisa de um sistema de gestão?

A realização de investimentos em tecnologia de informação é um requisito básico para que o seu negócio se mantenha competitivo em longo prazo. Por isso, essa decisão não deve ocorrer em um cenário difícil pelo qual a empresa está passando, mas sim, como uma consequência natural de seu crescimento e da conquista de novos negócios.

Essa mudança de perspectiva altera como o empreendedor pode agir, pois passa atuar proativamente para encontrar a melhor solução para apoiar a sua gestão. Quando há uma situação de desiquilíbrio financeiro ou descontrole operacional, é comum tomar decisões sem o devido planejamento e pesquisa.

Desse modo, é comum adquirir ferramentas que não são compatíveis com a operação, que não entregam o resultado esperado e que acabam custando mais do que o esperado. Portanto, o seu propósito deve ser conhecer quais aspectos precisam ser otimizados para, então, escolher o fornecedor de sistemas mais qualificado.

Quais são os objetivos dos sistemas Bsoft?

Atualmente, a Bsoft trabalha com uma ampla gama de sistemas voltados, principalmente, para o atendimento a diversas demandas do setor de transportes. O objetivo é oferecer a oportunidade de ter acesso a ferramentas que controlam e gerenciam todas as etapas do processo logístico.

Isso quer dizer que a empresa está preparada para atender às necessidades do seu negócio, desde a emissão de documentos fiscais até a tarefa de rastreamento das entregas. Por esse motivo, é fundamental conhecer as ferramentas disponíveis para identificar quais são mais compatíveis com o cotidiano da sua operação.

Quais são as ferramentas desenvolvidas pela Bsoft?

Os sistemas Bsoft são conhecidos por ser desenvolvidos de forma completa e integrada. Esse fator contribui para trazer inúmeros benefícios ao cotidiano dos empreendedores e profissionais que atuam na área, facilitando a administração do negócio e aumentando a eficiência e a produtividade.

Assim, pode-se concluir que o nosso sistema visa a transformar o dia a dia das empresas de transportes, de modo a viabilizar a organização e o controle que pequenas e médias transportadoras precisam para competir em nível de igualdade com as grandes empresas do mercado.

Controle de Transportadora

Quem pensa que a operação de transportes é constituída somente pela movimentação de cargas, desconhece todo o planejamento envolvido para que cada entrega seja bem-sucedida.

Manter o fluxo contínuo de coletas e envios requer a ação de diversos profissionais e departamentos, trabalhando de forma coordenada para que o cliente receba os seus produtos dentro do prazo.

Por esse motivo, uma ferramenta que forneça ampla visibilidade sobre o processo precisa ser implementada. Estamos falando do software Controle de Transportadora, que possibilita:

  • emissão de documentos fiscais;
  • emissão de orçamentos de frete;
  • controle dos custos operacionais;
  • cadastro de clientes e fornecedores;
  • registro de manutenções e reparos da frota;
  • acompanhamento da evolução das finanças.

Assim, o gestor tem condições de arquivar e processar um grande volume de informações importantes sobre os resultados da transportadora, sempre que houver necessidade.

CT-e Prático

No cotidiano de um operador logístico, há a necessidade de emitir documentos fiscais que são exigidos por lei. Eles comprovam o recolhimento dos tributos que incidem sobre os serviços de frete. Além disso, há documentos auxiliares que devem acompanhar a carga durante todo o trajeto.

No caso do transporte intermunicipal e interestadual, cada carga embarcada deve ter o respectivo Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Em termos simples, esse registro funciona como uma representação da nota fiscal para esse tipo de serviço.

Porém, esse processo pode se tornar complexo devido à legislação tributária e à variação das tarifas praticadas por cada estado. Com o interesse de solucionar essa situação, oferecemos o CT-e Prático.

Com isso, os recursos disponíveis no programa são essenciais para minimizar os erros, eliminar o retrabalho, otimizando a mão de obra e facilitando a apuração dos resultados — que se dá de maneira mais rápida e automatizada.

NF-e Prático

Ainda tratando do tema das obrigações fiscais, é importante focar que a Bsoft também desenvolve soluções para a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e). Quem adquire esse sistema pode optar pela versão web ou local.

Muitas vezes, a versão web torna-se mais atrativa devido à maior mobilidade e agilidade, já que o programa pode ser acessado de diversos dispositivos. Isso quer dizer que o empreendedor pode consultar diversas informações em tempo real, mesmo quando não está em seu escritório.

Essa funcionalidade possibilita o controle da emissão de documentos fiscais mais rigorosa. Além das funções básicas de um emissor de notas fiscais, como o cálculo de impostos e a transmissão do arquivo XML para a Receita Federal, o seu empreendimento conta com:

  • cadastro de NCM;
  • cadastro de produtos;
  • emissão do manifesto eletrônico;
  • geração de arquivos para SPED e Sintegra;
  • elaboração e emissão de relatórios e gráficos.

Como uma garantia de qualidade, o sistema se mantém atualizado com as mais recentes exigências da SEFAZ, protegendo o seu negócio, assim, contra penalidades e multas.

Btrac

Quem atua no setor de transporte de mercadorias conhece bem os riscos aos quais as empresas estão sujeitas. O roubo de cargas nas estradas brasileiras é um desafio grave, que exige a adoção de medidas preventivas para aumentar a segurança do motorista, do veículo e da carga.

Esse é o objetivo principal do Btrac, que é um sistema de localização da frota que funciona 24 horas por dia. Quando o assunto é rastreamento dos caminhões, é fundamental contar com o suporte de uma equipe qualificada para fornecer o melhor atendimento aos clientes.

As funcionalidades começam com a criação de uma plataforma online, na qual o usuário pode acessar esse recurso por meio de um computador, tablet ou smartphone conectado à internet.

Todo o trajeto é acompanhado para coletar informações sobre o percurso e o comportamento do motorista, com o intuito de criar relatórios gerenciais completos. Além disso, o aparato de segurança inclui botão de pânico, bloqueio do veículo e sistema antifurto.

Localiza Carga

Saber a localização em tempo real da carga, bem como conhecer a estimativa de entrega são demandas comuns para muitos clientes de transportadoras. Com a ajuda da Bsoft, o compartilhamento de informações relevantes se torna cada vez mais simplificado.

Esse é o caso do módulo Localiza Carga, que possibilita o monitoramento da carga e o status da entrega. Esse é um diferencial que contribui para a valorização dos serviços de frete.

Para facilitar o cotidiano de seus clientes, o sistema cria um código da encomenda, que pode ser consultado na página da Bsoft. Além disso, sempre que houver uma ocorrência com o pedido, como eventuais atrasos, é possível enviar comunicados com as novas informações.

Cobrança Fácil

A Bsoft também tem interesse em ser parceira na gestão financeira do seu negócio. Afinal, a tarefa de cobrança de clientes pode ser um desafio que aumenta o índice de inadimplência. Com a adoção desse módulo, o empreendedor tem condições de acompanhar a sua movimentação de recursos, desde e emissão de boletos bancários registrados até a conciliação bancária.

O custo dessa ferramenta também é bastante competitivo, pois leva em consideração a quantidade de boletos emitidos por mês e a política de credito concedida para pagamento a prazo. Vale lembrar que, para ter acesso a esse serviço, é requerido ser cliente do sistema Controle de Transportadoras ou Controle Comercial.

Quais diferenciais os sistemas Bsoft podem proporcionar para sua transportadora?

A tecnologia é uma grande aliada das empresas contemporâneas e, via de regra, os negócios que procuram se modernizar e automatizar processos acabam por desfrutar de inúmeros benefícios.

Essa avaliação das vantagens e dos custos da aquisição de programas ajuda a visualizar quais resultados podem ser esperados para justificar o investimento realizado. No caso dos sistemas Bsoft, é interessante que você conheça os diferenciais que podem ser adquiridos ao incorporá-los à sua rotina. Observe:

  • maior agilidade, em razão da integração entre os sistemas;
  • maior acessibilidade;
  • processos adaptáveis às suas demandas;
  • possibilidade de personalizar o sistema;
  • aumento de produtividade;
  • atualizações de software gratuitos.

Portanto, com a aquisição de nossos sistemas, sua transportadora conseguirá manter a operação de transportes muito mais organizada e ágil. Em um mercado altamente competitivo, esses benefícios são artifícios eficazes para encarar seus concorrentes e oferecer à sua clientela um serviço rápido e de qualidade.

É necessário adquirir todos os sistemas?

É comum que alguns clientes tenham dúvidas sobre a necessidade de adquirir todos os nossos sistemas. No entanto, você não precisa contar com todos eles, visto que os produtos adicionais são agregadores de funcionalidades e variam, conforme suas necessidades específicas.

Além disso, apesar de os programas Bsoft serem integrados uns aos outros, eles trabalham de maneira independente. Desse modo, nada impede que um cliente com necessidade imediata de emitir documentos fiscais ou rastreamento de cargas adquira o CT-e Prático e o Localiza Carga e, posteriormente, caso sinta a necessidade de aprimorar ainda mais a gestão de seu negócio, contrate o Controle de Transportadora.

Em resumo, com apenas um sistema é possível obter a organização e o gerenciamento que o empreendedor do ramo necessitam. Porém, os outros sistemas são complementares e opcionais para simplificar ainda mais o cotidiano.

Como saber qual sistema está de acordo com a minha demanda?

Gostou das funcionalidades, mas ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor sistema para sua transportadora? Outros empreendedores também encontram esse tipo de dificuldade e, por isso, preparamos este tópico.

A maneira mais prática e eficiente de escolher o melhor recurso é expor suas necessidades e dores mais urgentes. A partir disso, em médio e longo prazo, identificaremos sua demanda real.

Nosso setor comercial também conta com consultores especializados, que auxiliam o empreendedor a escolher o melhor sistema. Eles tiram todas as suas dúvidas e direcionam o sistema, de acordo com o modelo e porte de negócio que você tem. Por fim, se ainda estiver em dúvida, fornecemos o sistema em modo de apresentação para que você experimente suas funcionalidades e faça uma escolha segura e vantajosa.

Lembrando que encontrar um sistema 100% compatível às suas necessidades não é algo simples de acontecer. Como cada negócio tem suas particularidades, é importante buscar um programa que se encaixe melhor às suas principais demandas e que possa contribuir significativamente para o seu crescimento.

Em quanto tempo é possível visualizar resultados expressivos?

Todo empreendedor, ao contratar um sistema, deseja ver os resultados. Porém, os resultados alcançados e o tempo necessário para que as melhorias sejam percebidas variam de acordo com cada negócio.

Por isso, se a sua necessidade é emitir documentos fiscais de maneira rápida e fácil, isso pode ser percebido logo no primeiro dia de uso do sistema. Mas se você precisa analisar dados de abastecimento, isso pode demorar alguns dias, em razão da necessidade de realizar algumas viagens para o sistema calcular.

Do mesmo modo, quem utiliza o módulo financeiro precisará aguardar o prazo estipulado do faturamento para que obtenha dados mais precisos de sua lucratividade e inadimplência, o que se alcança, em média, com dois meses de uso do programa.

Conforme demonstrado ao longo deste post, os sistemas Bsoft são uma excelente opção para transportadoras que precisam alcançar uma gestão mais qualificada e eficiente. Os diversos recursos e funcionalidades contribuem significativamente para o cotidiano empresarial, deixando-o mais seguro e controlado.

Como você sabe, manter o estoque, as finanças, os documentos e as frotas devidamente organizados e em dia não é uma tarefa simples, mas o uso de recursos tecnológicos pode facilitar essa missão. Portanto, não perca mais tempo e dinheiro com processos manuais. Automatize a gestão de sua transportadora com ótimo custo-benefício e cresça de maneira saudável e duradoura!

Achou interessante algum de nossos sistemas? Quer entender melhor como eles podem ajudar você? Então, entre em contato conosco agora mesmo e comece a desfrutar de todos os nossos benefícios!

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.