As dimensões e o peso da carga são as variáveis que influenciam os preços cobrados nos serviços de frete. Esse é um cálculo que deve ser feito com precisão para proporcionar o acondicionamento da carga de acordo com o volume em metros cúbicos. Esse fator não afeta somente o suprimento de insumos e produtos, mas também tem relação com a cubagem da mudança.
Além da movimentação de mercadorias, a transportadora pode diversificar a sua gama de serviços, atuando com a circulação de móveis e de objetos. Contudo, é preciso conhecer melhor a base de cálculo desse modelo de frete para garantir a sua lucratividade.
Se você tem dificuldades em precificar os seus serviços e aplicar um modelo de cálculo justo na cubagem da mudança, este artigo é para você! Continue lendo para saber mais sobre o assunto!
Quando se fala em cubagem, associamos imediatamente aos produtos que serão enviados durante um processo de transporte. A cubagem está relacionada à figura geométrica chamada cubo. Na área da matemática conhecida como geometria, vemos que o volume de um cubo é determinado pela fórmula:
volume = comprimento x altura x largura.
O método para calcular a cubagem da mudança é simples. Mas, ainda assim, é possível errar no cálculo ou utilizar de maneira inadequada o resultado na hora de negociar o valor do frete.
Para compreender de forma simples, vamos exemplificar. Digamos que um objeto apresenta 1,5 metro de altura, 2 metros de comprimento e 1,5 metro de largura. Usando a fórmula, temos que:
V = 1,5 x 2 x 1,5 = 4,5 m³
Logo, 4,5 metros cúbicos é o volume do objeto e a superfície total que ele vai ocupar no caminhão.
A cubagem da mudança é o cálculo que permite identificar o volume que será ocupado por determinado objeto e que o caminhão deverá transportar no momento da mudança. Esse volume é definido pela aplicação da fórmula mencionada anteriormente e determinará o tipo de caminhão — grande porte ou pequeno porte — que será necessário para o frete.
Nem sempre os móveis, os eletrodomésticos e outros itens precisam ocupar todo o espaço disponível no veículo. Nesses casos, existe a opção de compartilhar a carga, em que o cliente paga o frete proporcionalmente ao volume que ocupa.
Considerando as possibilidades de transporte na logística da mudança, o conceito de cubagem é mais abrangente. Ele é utilizado para definir a relação entre o peso de um produto completamente embalado, pronto para ser enviado e o espaço que esse produto ocupa no veículo.
A cubagem não é novidade para os profissionais da área de logística. Entender essa relação é essencial para definir e aplicar preços justos, manter a competitividade e equilibrar as finanças. Para compreender melhor a cubagem da mudança e o cálculo do frete nessas situações, é importante considerar outros conceitos, listados a seguir.
O fator de cubagem é uma constante que determina, em média, qual seria a cubagem ideal, logo, qual a relação ideal entre peso e volume de uma carga. O valor corresponde a um metro cúbico (1 m³) do espaço do caminhão usado para a mudança.
Cada modal de transporte oferece cargas e capacidades diferentes, sendo que os valores geralmente adotados são:
Esses valores são estimados e não determinados como uma regra absoluta. Por isso, as transportadoras que operam com cargas fracionadas costumam usar valores menores para o cálculo do frete. Assim, geralmente, elas consideram o fator de cubagem como uma constante entre 200 kg/m³ e 250 kg/m³.
A critério de conhecimento, o fator de cubagem do modal rodoviário foi estabelecido pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
O peso cubado é uma unidade de peso, em quilos, que se calcula quando é considerado o volume ocupado por determinada carga no veículo. É uma variável usada para definir o frete peso, comparação entre o peso físico e o cubado de um produto.
O valor final é obtido baseando-se no maior resultado. A fórmula é expressa da seguinte maneira:
peso cubado = comprimento x altura x largura x fator de cubagem
Vamos calcular, por exemplo, o peso cubado de uma caixa que tem 80 centímetros de comprimento x 80 centímetros de altura x 60 centímetros de largura, considerando o fator de cubagem padrão para o modal rodoviário, temos:
peso cubado = 0,80 x 0,80 x 0,60 x 300 = 115,2 kg
No caso de um objeto oco, o resultado pode ser dividido por 2 ou 3, pois há a possibilidade de colocar outros objetos no espaço vazio.
Pense no espaço do compartimento de carga de um caminhão. Há casos em que é possível alocar toneladas sem utilizar toda área disponível. Ao mesmo tempo, uma carga considerada leve, mas de grandes proporções, pode lotar o veículo.
Nesse cenário, é preciso encontrar um equilíbrio entre a natureza da carga e o valor cobrado pelo frete. Portanto, se a cubagem da mudança for determinada apenas pelo tamanho da carga ou pelo seu peso, pode gerar um valor indevido. Nesse contexto, é de se considerar que todos os valores calculados e suas variáveis são importantes e necessários para uma precificação correta.
Como base de entendimento, vamos usar o exemplo anterior, em que o peso cubado da caixa é de 115,2 kg. Se seu peso físico fosse de 50 kg, o valor mais alto é o que seria considerado para cotar o frete. Em alguns casos, pode ocorrer o contrário. Digamos que um produto pequeno tem seu peso cubado igual a 7 kg, mas seu peso bruto é de 15 kg. Neste caso, será considerado o peso bruto para a realização de cálculo do frete.
Vamos considerar um exemplo para efetivar o cálculo da cubagem da mudança. Considere um caminhão-baú trucado, que tem capacidade para transportar 15 toneladas. As dimensões do baú são:
O caminhão conta com um volume de 60 m³. Será preciso transportar uma mudança em que a soma do peso dos móveis e eletrodomésticos é de 2 toneladas. No total, os objetos ocupam 50 metros cúbicos.
Considerando que o caminhão suporta 15 toneladas, será que o certo seria cobrar apenas o valor referente a 2 toneladas, mesmo com uma ocupação de 83,3% do volume total do veículo? Com o cálculo, é possível redimensionar o peso ideal para a cobrança.
Primeiro, descubra quanto quilos por metro cúbico o caminhão pode carregar, usando a fórmula:
capacidade por metro cúbico = peso total que pode ser carregado (kg) / espaço total que pode ser ocupado (m³)
capacidade por metro cúbico = 15.000 / 60 = 250 kg/m³
Vemos que a capacidade por metro cúbico corresponde ao fator de cubagem. Nesse caso, o fator de cubagem foi de 250 kg/m³.
Agora, vamos multiplicar esse resultado pelo volume total ocupado pelos objetos da mudança:
250 x 50 = 12.500 kg
12.500 kg é o peso cubado. É mais justo calcular o frete cobrando o peso cubado (12.500 quilos) do que o peso físico (2.000 quilos), não acha?
É importante analisar e entender que o peso cubado só deve ser calculado em cargas de volume elevado, pois elas geralmente ocupam um espaço muito grande no veículo. Por isso, no caso das mudanças, vale a pena usar a fórmula.
Um quilo de ouro e um quilo de algodão têm o mesmo peso, mas o algodão ocupa um espaço bem maior do que o ouro, logo, tem um volume maior. O cálculo pode ser aplicado em qualquer carga, mas você notará que o peso original será maior que o peso cubado na maior parte das cargas.
A resposta é: a diversidade dos bens transportados. Não podemos equiparar o frete de um colchão com o de uma geladeira. Nesse exemplo, há uma grande diferença quanto ao volume ocupado e, acima de tudo, quanto ao peso.
Os serviços de transporte podem ser comparados ao modelo de carga lotação, no qual a carga embarcada tem a mesma origem e o mesmo destino. Nesse caso, a transportadora cobra uma tarifa fixa com o intuito de simplificar o processo.
Além disso, um dos fatores mais importantes é a proteção da carga, por meio de apólices de seguro. Quando uma empresa contrata uma transportadora, tanto a mercadoria como o veículo devem ter seguro.
Por outro lado, o transporte de bens requer uma proteção específica em caso de danos ocasionados durante o transporte. Afinal, a empresa é a responsável pelo acondicionamento, amarração e empilhamento dos objetos em sua posse.
No decorrer deste texto reforçamos a importância de entender como o tamanho e o peso interferem na precificação dos serviços logísticos. Uma carga pesada, por exemplo, pode não lotar o veículo, mas gerar custos para a transportadora.
Essa mercadoria causa um impacto maior nas molas e eixos do veículo, o que acelera o seu desgaste. Também afeta a capacidade de tração enquanto o motorista dirige, reduzindo, assim, a velocidade que pode ser mantida.
Para compensar esses fatores, o motor e outros elementos da direção são forçados a trabalhar mais, o que aumenta os gastos com combustível. Ainda é possível prolongar a viagem e sem contar que quanto maior o peso, maiores serão a chances de causar acidentes em curvas ou ladeiras.
Todos esses custos, quando colocados na ponta do lápis, representam um valor significativo para a empresa. Por isso, é uma decisão estratégica alocar recursos para otimizar o processo de apuração do valor correto. Por esse motivo, o investimento em tecnologia, principalmente sistemas de gestão, é fundamental para automatizar esse cálculo e garantir que o valor cobrado está usando todos os parâmetros corretos.
Muitas empresas estão acostumadas com suas operações em planilhas e apontamentos, sem o controle apropriado para tomadas de decisões inteligentes. Esse cenário está passando por várias adaptações, principalmente no que se refere à implantação de tecnologia avançada para os processos de transporte e cálculos de cargas.
Esta inovação é importante por otimizar o tempo de execução de tarefas e facilitar na logística e precificação de fretes. Esse sistema de gerenciamento para transportes é chamado de TMS. Essa é uma tecnologia que gera resultados para o segmento de transportes e permite uma gestão completa para um melhor desempenho do negócio. A seguir, conheça algumas funcionalidades de um TMS:
Esse sistema é desenvolvido para agilizar as atividades e manter os dados e informações da empresa em segurança, ao mesmo tempo em que agiliza a execução de todas as operações. A partir dos dados coletados, informações registradas e ações executadas pelo sistema, é possível mensurar a performance operacional, a saúde do negócio e acompanhar de forma mais analítica o seu posicionamento no mercado competitivo.
Um sistema de gerenciamento de transporte oferece funcionalidades completas para o empreendimento de cargas e fretes. A cubagem da mudança, por exemplo, pode ser mensurada pelo próprio sistema que coleta os dados necessários sobre o produto fretado e realiza os cálculos de forma automatizada e com mínimas chances de erro. Algumas das vantagens de uma tecnologia desse porte estão listadas a seguir.
Como já foi mencionado anteriormente, algumas variáveis podem gerar valores imprecisos quanto ao valor da cubagem da mudança. Por isso, é preciso considerar fatores, como a distância do frete, os pedágios cobrados no percurso, pagamentos feitos ao motorista, valor de combustível etc. Além disso, devem ser ponderados valores fixos, como os de manutenção do veículo. Para tornar esse cálculo aplicável e com baixos riscos de erro, o TMS utiliza recursos de parametrização de fatores, utilizando tabelas intermediárias e gerando os valores corretos de cobrança.
Fatores como alimentação, pagamento adiantado, hospedagem entre outros, fazem parte da necessidade de acertos com o motorista sobre os serviços prestados e valores recebidos. Com um sistema automatizado, essas transações acontecem de forma centralizada, de forma confiável e sem possibilidade de erros de cálculo. Esse procedimento contribui para poder medir de fato qual o lucro real da viagem ao levar em conta o acerto com motoristas e outras despesas.
Ao utilizar um sistema automatizado para os cálculos de cubagem da mudança, é possível realizar a integração de todas as funcionalidades desse sistema para operações diversas na empresa. Isso contribui com os processos de gestão, por meio da integração do TMS com diferentes plataformas, promovendo uma melhor comunicação entre a equipe e as operações de trabalho.
Para tornar o seu cálculo de cubagem da mudança muito mais rápido e preciso, é necessário apostar na inovação e na modernidade. Implantar sistemas completos para o controle e para a gestão de cargas e transporte é fundamental para obter resultados satisfatórios e lucrativos no seu negócio.
Agora que você já sabe como funciona o cálculo de cubagem da mudança e conheceu ferramentas de gerenciamento que agregam valor para todas as operações de transporte, inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe todas as inovações desse mercado. Confira nosso material e fique atualizado!
2 Comments
Muito boa a materia dê cubagem gostei muito pois faço mudança e muitas vezes me aperta nos valores,gostaria de receber materia sobre mudança e se tem algum e-book gratis direcionado para mudança?
Obrigada, Carlos!
Ainda não temos nenhum e-book sobre este assunto, mas essa é uma ótima ideia!
Enquanto isso, você pode dar uma olhada nestes outros dois posts que temos sobre este mesmo assunto:
– Transporte de mudança: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
– Você conhece as regras para mudanças em prédios? Descubra aqui!
Espero que isso possa te ajudar. 🙂
Um grande abraço!