(Last Updated On: 2 de Fevereiro de 2018)

No mercado contemporâneo, manter a satisfação do cliente é fundamental para a permanência e crescimento empresarial. Diante disso, uma das ações que é vista como um diferencial competitivo é a consecução do prazo de entrega.

Nesse sentido, a eficiência logística, no que tange à capacidade de executar as atividades da melhor maneira possível, é responsável pela operacionalidade do setor tanto no meio interno como no meio externo, fazendo a ligação entre cliente e empresa.

Afinal, o procedimento de entrega é a fase final do processo de compra de um produto, sendo que, nessa etapa, o cliente tem contato direto com os serviços prestados pela organização.

Por esse motivo, neste artigo, serão demonstradas algumas dicas para auxiliar a logística a alcançar a satisfação do cliente por meio da eficiência e eficácia no processo de entrega. Confira!

Como o cumprimento do prazo de entrega influencia a satisfação do cliente?

Muitas vezes, a insatisfação do cliente com a empresa advém da ineficiência operacional resultante de falhas administrativas dos mais variados tipos, como atrasos e condições dos processos de entregas.

Por isso, cabe ao serviço de pós-venda realizar a atividade da melhor maneira possível e, principalmente, no tempo compactuado durante o processo de vendas.

Visto que, quando o prazo de entrega é atingido, o cliente percebe a eficiência logística da empresa, o compromisso com o comprador e a capacidade operacional.

Com isso, a empresa ganha na confiabilidade, no relacionamento com o cliente (o que possibilita a fidelização), na competitividade, no reconhecimento de mercado e, principalmente, na imagem empresarial perante novos consumidores.

Quais ações auxiliam na consecução do prazo de entrega?

No Brasil, o setor de transporte padece de algumas limitações que tornam o procedimento de entregas, no prazo acordado, um desafio para as empresas.

Essas dificuldades decorrem, sobretudo, da situação logística do país, como condições das estradas, estrutura precária e defasada, falta de integração de modais e carência de investimentos no setor.

No entanto, algumas técnicas auxiliam na execução dessa atividade, destacam-se:

1. Atualização constante de estoque

O estoque é essencial para a continuidade da produção e vendas da empresa. A falta de controle pode acarretar ausência de materiais e produtos durante as operações.

Apesar disso, manter os estoques elevados aumenta o nível de serviço, mas os custos para a sua preservação se tornam inviáveis.

Por essa razão, o estoque deve ser atualizado constantemente para aumentar o seu controle e evitar a ruptura dos produtos.

Assim, o investimento em softwares de gestão de estoque e em automação permite registro das alterações dos produtos em tempo real, maior confiabilidade e transparência na demonstração do verdadeiro quantitativo de produtos.

2. Terceirização do transporte

Muitas vezes, o setor de transporte das empresas acaba sendo negligenciado e, por conta disso, apresenta maquinários defasados, profissionais mal treinados e falta de estrutura, o que resulta na ineficiência durante a realização das entregas.

Nessa situação, realizar o transporte com um operador logístico permite — além da redução de custo — um aumento na capacidade operacional devido ao know-how dessas empresas e aos equipamentos e profissionais que detém.

A análise do parceiro deve levar em conta um estudo prévio das suas capacidades, de quais empresas o operador realiza o transporte e, principalmente, dos indicadores na realização das entregas no que tange ao atendimento dos prazos acordados.

Em vista disso, a escolha correta do operador gera ganhos para a empresa na competitividade, na eficiência logística, na redução do prazo de entrega e, consequentemente, na satisfação do cliente com o serviço prestado.

3. Acompanhamento on-line

A espera e a indefinição do caminho percorrido pelo produto no processo de entrega são uns dos principais fatores para a insatisfação do cliente.

O acompanhamento da carga em tempo real, por meio de aplicativos que utilizam o GPS, permite que o consumidor tenha conhecimento da movimentação do produto e da sua localização.

Esse tipo de atividade permite uma redução da incerteza do cliente acerca do tempo restante para a efetivação da entrega e aumenta o nível de satisfação com o serviço prestado devido à transparência na sua realização.

4. Uso de indicadores de desempenho

Todo processo empresarial, produtivo ou logístico, precisa ser controlado e avaliado para que a sua eficiência possa ser medida.

Nesse contexto, manter bons indicadores de desempenho possibilita qualificar e administrar a atuação de determinado setor.

Desse modo, a presença dos indicadores permite reconhecer quais atividades e procedimentos não estão atingindo as metas estabelecidas, auxiliando na identificação das intervenções necessárias para a sua normalização.

5. Foco nas necessidades do cliente

O processo de entrega deve ser orientado para satisfazer as necessidades do cliente no prazo de entrega acordado no momento da compra.

Por isso, convém o recolhimento do máximo de informações possíveis para adequar o serviço às condições do consumidor, além de levar em consideração as peculiaridades de cada carga.

Dessa maneira, as condições da entrega devem ser negociadas para que seja realizada no momento adequado de acordo com as necessidades de cada consumidor.

6. Opção de retirada em local físico

A compra realizada pela internet já é uma tendência no mercado atual, mas a qualidade da sua aplicação decorre da capacidade do setor de transporte em realizar a entrega do e-commerce com eficiência e no prazo.

Nesse sentido, a possibilidade da retirada do produto escolhido em uma loja física próxima ao cliente permite a satisfação do consumidor devido à redução do prazo de espera e, do ponto de vista da empresa, há redução de custos no setor de transporte.

Diante do exposto, fica evidente que a eficiência logística na realização das entregas, dentro do prazo de entrega acordado, é fundamental para a satisfação do cliente.

Afinal, prestar um serviço de qualidade e que atenda as necessidades do consumidor é a melhor maneira de garantir a fidelização e assegurar maior lucratividade, competitividade e crescimento empresarial!

O que achou das dicas para garantir o prazo de entrega na logística? Boas? Então, continue com a visita em nosso blog e aproveite para ler o artigo “Veja como o agenciamento de cargas impacta seu negócio” e fique por dentro do assunto!

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